Segurança Alimentar | Saumíneo Nascimento | F5 News - Sergipe Atualizado

Segurança Alimentar
Blogs e Colunas | Saumíneo Nascimento 04/06/2021 19h32 - Atualizado em 04/06/2021 19h35

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está destacando em sua página oficial, a importância do Dia Mundial da Segurança Alimentar que será celebrado em 7 de junho de 2021 e que visa chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar os riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso ao mercado, turismo e desenvolvimento sustentável.  

Conforme definido pela entidade, o tema deste ano, 'Alimentos seguros hoje para um amanhã saudável', enfatiza que a produção e o consumo de alimentos seguros trazem benefícios imediatos e de longo prazo para as pessoas, o planeta e a economia. Reconhecer as conexões sistêmicas entre a saúde das pessoas, animais, plantas, o meio ambiente e a economia nos ajudará a atender às necessidades do futuro.

Em minha opinião este tema deve ser educação permanente e continuada em todas as etapas do ensino, pois conforme apontado por organismos internacionais, a carga global de doenças transmitidas por alimentos, afetam indivíduos de todas as idades, de modo mais enfático, as crianças com menos de 5 anos e pessoas que vivem em países de baixa renda. Foi isso que motivou a Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamar em 2018 que todo dia 7 de junho seria o Dia Mundial da Segurança Alimentar. 

Sobre o tema, a OMS e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) facilitam em conjunto a observância do Dia Mundial da Segurança Alimentar, em colaboração com os Estados-Membros e outras organizações relevantes.

Destaco que a OMS entende que a segurança alimentar é uma responsabilidade compartilhada entre governos, produtores e consumidores. Mas a sociedade de uma forma geral, cada um de nós precisa ajudar e cumprir o nosso papel, desde a origem lá no campo até chega na mesa de cada um, para que seja possível garantir que os alimentos que consumimos sejam seguros e saudáveis. 

A segurança alimentar é componente importante para salvar vidas, pois precisamos de alimentos nutritivos e saudáveis, em face de que é fundamental termos um corpo bem nutrido e um escudo protetor mais resistente contra o estresse e quedas na imunidade, especialmente em tempos da pandemia da COVID-19. Portanto a segurança alimentar tem um papel determinante na redução de doenças transmitidas por alimentos.

Existem informações estatísticas mundiais apontando que aproximadamente 600 milhões de pessoas adoecem anualmente por conta de vários e diversos tipos diferentes de doenças transmitidas por alimentos e isto ocorre principalmente com as pessoas mais jovens e mais pobres. Além disso, 420.000 pessoas morrem todos os anos por doenças transmitidas por alimentos, então que aproveitemos o dia mundial da segurança alimentar para conscientizarmos as crianças, os jovens, os mais velhos, enfim todos sobre este quesito, ajudando-os a prevenir doenças e encontrando soluções e formas de termos alimentos mais saudáveis e seguros.

Mais Notícias de Saumíneo Nascimento
Freepik / ilustrativa
02/08/2023  11h45 O Drama da Pena de Morte
Pixabay/ilustrativa
19/07/2023  13h20 O Flagelo do Racismo
FAO/Reprodução
09/02/2023  17h20 O Fantasma da Fome
11/04/2022  21h06

Reuniões de Primavera de 2022 FMI e Grupo Banco Mundial

28/02/2022  09h14

Diferenças Geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado