Acidentes de trabalho matam 4 mil por ano no país | F5 News - Sergipe Atualizado

Acidentes de trabalho matam 4 mil por ano no país
Brasil e Mundo 15/03/2012 15h53


Quase quatro mil pessoas morrem no Brasil por ano em acidentes de trabalho, e a maior parte das vítimas são jovens entre 25 e 29 anos. O alerta é do coordenador nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), José Augusto da Silva Filho, que participou de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, na manhã desta quinta-feira, dia 15, para tratar da segurança dos trabalhadores brasileiros.

Segundo ele, a classe trabalhadora no país ainda é ameaçada pela flexibilização da legislação trabalhista, pelo desrespeito às leis e pela falta de estrutura do Ministério do Trabalho, que não fiscaliza as empresas como deveria.

“O resultado deste quadro é que os acidentes laborais custam R$ 32 bilhões por ano aos cofres públicos. A prevenção ainda é a forma mais importante para se evitar prejuízos e incapacitação, mas o governo não tem investido mais em grandes campanhas nacionais de conscientização”, lamentou.

José Augusto da Silva Filho aproveitou para advertir os sindicatos sobre a importância de se investir em cursos de capacitação e formação para seus quadros. Além disso, ele defendeu a criação de departamentos especializados, a elaboração de estudos e pesquisas e a contratação de consultorias.

“Não basta ficarmos só reclamando dos patrões. Temos que fazer a nossa parte também. Sem gente qualificada, como vamos nos sentar à mesa para negociar? Existem assessores jurídicos e contábeis para todo lado; por que os sindicatos não contratam assessores em segurança e em saúde no trabalho?” indagou. 

 

Dois mil acidentes por dia

A audiência pública foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que levou aos convidados mais números da área. Conforme dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social apresentados pelo senador, em 2010, ocorreram 701 mil acidentes de trabalho no Brasil, uma média de quase dois mil por dia. Em 2009, foram 733 mil; e em 2008, 755 mil.

As estatísticas, no entanto, são subestimadas, alerta o representante da Nova Central Sindical (NCS), Luiz Antônio Festino. Ele explicou que muitos casos não chegam ao conhecimento dos ministérios do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social; e, além disso, os dados oficiais não incluem os servidores públicos, os militares e os trabalhadores que estão na informalidade.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  16h18 Homem passa 613 dias com Covid e desenvolve variante única do vírus
No mundo, o paciente foi o que mais tempo passou com vírus da Covid no corpo
Pixabay
24/04/2024  11h34 Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Medida entra em vigor nesta quarta (24). Não cumprimento constitui infração sanitária
Marcelo Camargo/Agência Brasil
23/04/2024  13h30 Sete em cada dez bancos adotam biometria facial no Brasil
Pesquisa do Idec alerta para imposição a clientes
Lula Marques/Agência Brasil
23/04/2024  07h56 Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos
John Textor depôs em CPI do Senado que investiga apostas esportivas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
22/04/2024  16h09 Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado