Confira a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos | F5 News - Sergipe Atualizado

Internacional
Confira a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos
Solenidade é marcada por forte esquema de segurança, em função do temor de novos e violentos protestos
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 20/01/2021 13h25 - Atualizado em 20/01/2021 16h03


Joe Biden assume nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia com limitações provocadas pela pandemia do novo coronavírus e com segurança reforçada, após o ataque ao Capitólio no início do mês.

Devido à pandemia, a cerimônia de posse do democrata terá poucos convidados e não terá público, ao contrário do que tradicionalmente ocorre. Acompanhe:

 

A vitória de Biden foi confirmada pelo Congresso norte-americano no dia 7 de janeiro. Biden teve 306 votos confirmados contra 232 para Donald Trump. 

No dia anterior, logo após o início da sessão para confirmação dos votos, o Capitólio, sede do Parlamento norte-americano, foi invadido por manifestantes, em uma ação que resultou na morte de cinco pessoas, sendo uma delas um policial, e mais de 50 detidos. A Guarda Nacional precisou intervir para que a sessão conjunta entre Câmara e Senado, que foi suspensa com a invasão, pudesse ser retomada. Washington declarou toque de recolher.

Donald Trump disse por meio das redes sociais que a transição desta quarta-feira será pacífica, apesar de novamente falar em fraude no processo eleitoral. No dia 13, Trump foi acusado formalmente de incitar uma insurreição contra o governo dos Estados Unidos e a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) abriu um processo de impeachment contra presidente sete dias antes dele deixar o cargo. 

As eleições americanas ocorreram no dia 24 de outubro, mas, este ano, a disputa foi acirrada e o resultado oficial ocorreu praticamente com a confirmação do resultado pelo Congresso. Nos Estados Unidos, cada estado tem autonomia e o anúncio oficial de cada uma das unidades federativas deve ser feito até dia 14 de dezembro, quando o Colégio Eleitoral confirma um vencedor a partir da somatória do número de delegados de cada estado – que varia de 3 a 55 – são esses delegados que escolhem o vencedor do pleito. Os votos de delegados vão para o partido que receber 50% dos votos mais um.

Tradicionalmente, os principais veículos de mídia dos Estados Unidos antecipam o vencedor e, normalmente, os próprios candidatos “confiam” nesta apuração informal e “aceitam” a derrota ou “comemoram” a vitória. 

Donald Trump sustentou desde a divulgação desse resultado preliminar que houve fraude nas eleições e apresentou diversos recursos e ações judiciais para recontagem em vários estados alegando, por exemplo, que os votos enviados pelo correio estariam sujeitos a adulterações. No entanto, Trump não conseguiu nem uma vitória nos tribunais.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução
28/03/2024  15h06 Monja Coen: saiba quais são os principais sinais do câncer de pele
Reprodução Redes Sociais
28/03/2024  10h24 Daniel Alves é xingado ao se apresentar em tribunal na Espanha
Freepik/Ilustrativa
27/03/2024  17h09 Comer carboidrato por último na refeição ajuda a combater pré-diabetes
Reprodução Rede Globo
27/03/2024  10h03 Irmãos Brazão são transferidos do DF para outras prisões federais
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
27/03/2024  07h44 Farra do desconto em aposentadorias fatura R$ 2 bi em 1 ano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado