Copa de 2014: Marco Maia descarta CPI para investigar ações da Fifa | F5 News - Sergipe Atualizado

Copa de 2014: Marco Maia descarta CPI para investigar ações da Fifa
Brasil e Mundo 20/06/2011 11h05


O presidente da Câmara, Marco Maia, descartou a necessidade de uma CPI para investigar as ações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) em relação à Copa do Mundo de 2014. Denúncia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo afirma que a entidade estaria pressionando as cidades-sede da Copa a firmar contrato com empresas indicadas por ela.

 

Marco Maia ressaltou que a Casa já tem mecanismos de acompanhamento das obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. "Nós temos é de fazer com que os instrumentos que a Câmara possui possam ser acionados para fiscalizar e acompanhar a organização desses eventos. Mas não com o intuito de prejudicar ou perseguir alguém, e, sim, com a intenção de contribuir para que a Copa aconteça da melhor maneira possível”, afirmou.

 

Alguns parlamentares, no entanto, insistem na criação de uma CPI para investigar as ações da Fifa no Brasil. É o caso do deputado Jorge Pinheiro (PRB-GO): "À medida que as denúncias forem se avolumando e novos fatos surgirem, chegará o ponto em que teremos de instaurar a CPI, porque ela tem poder de polícia. Essa comissão tem o poder de convocar investigados, de quebrar os sigilos bancário e telefônico, a fim de descobrir a verdade dos fatos”.

 

Audiência pública

Para saber que providências estão sendo tomadas pelo governo para coibir o direcionamento nos processos de licitação das obras da Copa de 2014, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle quer ouvir o ministro dos Esportes, Orlando Silva; o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo, que é relator – no tribunal – dos processos referentes ao evento esportivo. A audiência pública ainda não tem data marcada.

 

O autor do requerimento para realização do debate, deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), lembrou que o direcionamento é prejudicial porque eleva os preços dos contratos. "Não podemos viver num país em que a lei é colocada de lado. Espero honestamente que o governo não esteja caminhando na direção de jogar fora a Constituição e todo o arcabouço jurídico que montamos", disse.

 

Agência Câmara de Notícias

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  16h18 Homem passa 613 dias com Covid e desenvolve variante única do vírus
No mundo, o paciente foi o que mais tempo passou com vírus da Covid no corpo
Pixabay
24/04/2024  11h34 Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Medida entra em vigor nesta quarta (24). Não cumprimento constitui infração sanitária
Marcelo Camargo/Agência Brasil
23/04/2024  13h30 Sete em cada dez bancos adotam biometria facial no Brasil
Pesquisa do Idec alerta para imposição a clientes
Lula Marques/Agência Brasil
23/04/2024  07h56 Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos
John Textor depôs em CPI do Senado que investiga apostas esportivas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
22/04/2024  16h09 Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado