EDITORIAL: Sexismo ou falta do que fazer? | F5 News - Sergipe Atualizado

EDITORIAL: Sexismo ou falta do que fazer?
Brasil e Mundo 02/10/2011 13h14


 

O Brasil está imerso em um grande debate. Não se trata da deficiência crônica no atendimento prestado pela saúde pública, ou nos níveis brasileiros inaceitáveis de apreensão de conhecimento via leitura. O ponto a movimentar a vida nacional é se uma campanha publicitária protagonizada pela top model Gisele Bündchen, vestida apenas com lingerie, expressa uma postura aviltante ao gênero feminino.

Tachada por algumas reclamantes como “sexista” e capaz de promover “o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual”, a campanha teve pedido de suspensão exarado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, órgão ligado à Presidência da República, que o enviou ao Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Agora, o órgão está julgando se é cabível retirar a campanha do ar.

Mais inapropriado que o Governo Federal se ocupe de exterminar o humor da propaganda brasileira – que a faz amealhar alguns dos prêmios internacionais mais importantes na área -, a reflexão deveria ser sobre o padrão do “politicamente correto”, que vem beirando as raias do exagero. Na esfera da educação, por exemplo, chega-se a cogitar alterações em cantigas tradicionais, de modo a impedir o cravo de brigar com a rosa – um absurdo na mais pura acepção da palavra. 

Enquanto isso, pessoas morrem nas filas dos hospitais, antes de conseguir atendimento; a Previdência Social implode; os parâmetros da educação pública permanecem sofríveis. E muitas mulheres continuam apanhando dos companheiros ou sendo assassinadas por eles – usem roupa íntima da Hope ou não. 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
19/04/2024  14h06 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Instalações com infraestrutura nas rodovias serão obrigatórias a partir de 2025
Divulgação
19/04/2024  07h18 Governo prepara proposta para tentar encerrar greves em universidades
Servidores de universidades e institutos federais estão em greve em vários Estados
Reprodução
18/04/2024  15h58 Justiça mantém prisão de mulher que levou o cadáver do tio ao banco
Érika de Souza Vieira Nunes foi presa, suspeita de tentar sacar um empréstimo
Reprodução Metrópoles
18/04/2024  10h12 Laudo do IML indica que homem levado à agência no RJ estava desnutrido
Peritos aguardam resultado de exame toxicológico, mas laudo já indica causa da morte
AGLIBERTO LIMA/ESTADÃO CONTEÚDO/2002
17/04/2024  11h18 Leia, na íntegra, carta que Daniel Cravinhos enviou a irmão de Suzane
Condenado pelo assassinato dos pais de Andreas, Daniel Cravinhos tentou contato com o irmão de Suzane por meio de uma carta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado