Expectativa de vendas no Natal faz empresas buscarem mais crédito | F5 News - Sergipe Atualizado

Expectativa de vendas no Natal faz empresas buscarem mais crédito
Brasil e Mundo 18/08/2011 11h47


A aproximação do período em que, tradicionalmente, a indústria recebe mais encomendas de produtos para o Natal provocou maior procura das empresas brasileiras por crédito em julho. O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito mostra um aumento de 3,4% em relação a junho, quando a taxa havia caído 3,1%. Na comparação com julho do ano passado, houve uma expansão de 6,6%.

No acumulado do ano, no entanto, a procura cresceu em velocidade menor do que em 2010, 2,3% contra os 7,7% registrados de janeiro a julho do ano passado.

Em julho deste ano, as empresas que mais procuraram crédito foram as micro e pequenas (3,6%), seguidas pelas de grande porte (2,9%) e pelas médias (0,1%). O único segmento em queda foi o exportador (-0,5%).

O gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, considera normal o crescimento do crédito para as empresas em julho. Ele lembrou que sempre nessa época a indústria precisa de capital de giro para atender as encomendas de final de ano. Ele observou, porém, que no acumulado do ano o ritmo de crescimento está mais lento, o que indica que o movimento no comércio no Natal “vai crescer em índice menor”.

Sobre o recuo na procura das empresas exportadoras por crédito, o economista atribuiu esse resultado às condições desfavoráveis que têm mantido o dólar norte-americano em baixa ante o real; à maior concorrência com os importados e ao desaquecimento do mercado externo. Para Rabi, ainda não é possível prever o impacto que o Brasil poderá sofrer diante das recentes turbulências que provocaram quedas nos negócios nas bolsas de valores em todo o mundo.

Ele alertou que as desconfianças quanto à capacidade de os Estados Unidos e países da zona do euro honrarem os seus compromissos resultou até agora em um cenário com menos sequelas do que na crise financeira internacional de 2008. “Em 2008, tivemos a paralisia dos financiamentos, o que atingiu a corrente do comércio e neste episódio o crédito não foi afetado”, destacou.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
23/04/2024  13h30 Sete em cada dez bancos adotam biometria facial no Brasil
Pesquisa do Idec alerta para imposição a clientes
Lula Marques/Agência Brasil
23/04/2024  07h56 Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos
John Textor depôs em CPI do Senado que investiga apostas esportivas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
22/04/2024  16h09 Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br
Divulgação
19/04/2024  20h32 Divulgados locais de prova do concurso do Banco do Nordeste; confira
Avaliações serão aplicadas no dia 28 de abril
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
19/04/2024  14h06 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Instalações com infraestrutura nas rodovias serão obrigatórias a partir de 2025

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado