Jackson lança o PDI na abertura da 3ª Fitec
Ato ocorreu no auditório do Centro de Convenções de Sergipe Brasil e Mundo 26/05/2011 10h18
O Estado de Sergipe é o terceiro do país e primeiro do Nordeste a ter seu próprio Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI). A novidade foi lançada pelo vice-governador Jackson Barreto na noite desta quarta, 25, durante a solenidade de abertura da III Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec). O ato ocorreu no auditório do Centro de Convenções de Sergipe (CCS) e foi seguido pela visitação aos mais de 60 estandes que integram a Feira.
Desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies) e o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o PDI consiste num mapa da atual situação industrial de ciência e tecnologia do estado, onde são definidas metas que produzirão efeitos produtivos e imediatos ao longo dos próximos quatro anos.
"O Plano de Desenvolvimento Industrial mostra o desejo e a vontade do Governo de inserir Sergipe nesse processo de desenvolvimento pelo qual o país atravessa. É fruto também do compromisso do Governo com o empresariado sergipano. Com o PDI queremos competitividade, melhorar nossa qualidade e ampliar nosso mercado", enfatizou Jackson, lembrando que Sergipe foi antecedido nesse processo apenas pelos estados do Paraná e Minas Gerais.
Presente no evento sobretudo em função do lançamento do PDI sergipano, o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clayton Campanhola, descreveu a iniciativa do Governo como "robusta, de grande peso para o desenvolvimento do Estado". Segundo o membro da entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, Sergipe acaba de dar uma prova concreta de que quer avançar ainda mais.
"É o primeiro estado do Nordeste a elaborar uma política de desenvolvimento industrial moderna, nos moldes da política industrial nacional, mostrando que é possível fazer uma composição forte entre o setor publico e o privado, com ações estruturantes, concretas, e mais do que isso: com metas", destacou Clayton Campanhola.
Na elaboração do Plano, que logo após a solenidade foi distribuído em meio ao empresariado e demais presentes, foram decisivas as colaborações das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Fitec
Mais de 60 expositores, sendo 80% da industria, pretendem fazer desta a melhor edição do maior evento do setor industrial sergipano. Realizada pela Êxito Eventos com o patrocínio do Governo do Estado, a terceira versão da Fitec deverá ser visitada por 10 mil pessoas. A contagem terá início nesta quinta, 26, com a abertura às visitações, que seguem até o próximo dia 29, sempre das 16h às 22h.
Para o diretor da Êxito, Alexandre Porto, o evento não teria sido viabilizado sem a atenção dada pelo poder público estadual. "Jamais seria possível se o governador não tivesse prioridade para uma política de desenvolvimento da indústria sergipana. Este evento, além de ser um grande instrumento de desenvolvimento da ciencia, tecnologia e informação, traz oportunidade de negócios para expositores,indústrias e instituições financeiras", afirmou o organizador, colocando que a meta deste ano é atingir um total de R$180 milhões em negócios concretizados devido à Fitec.
"Sem dúvida alguma será a grande vitrine da indústria sergipana nesses dias e a grande geradora de negócios. Um verdadeiro balcão para expor aquilo que mostra a competência da indústria sergipana em nivel nacional", opinou o vice governador do Estado, que ainda visitou cada um dos estandes montados no CIC, cumprimentando expositores e conhecendo um pouco mais sobre os produtos ofertados.
Também presente na abertura da Fitec, o presidente da Fies, Eduardo Prado de Oliveira, ressaltou que este ano a Feira irá além da comercialização ao oferecer atividades técnicas, com exposição de diversos temas pertinentes. "A Federação sente-se honrada ao capitalizar este evento convicta de que os resultados virão", concluiu o empresário.
A Feira traz aos visitantes uma amostra da diversidade de tudo o que é produzido em Sergipe. Empresas do ramo de calçados, fardamento, da linha têxtil, de alimentos, bebidas, aço, inox, móveis residenciais, coorporativos e escolares, cerâmica, celulose, papel chuveiros e torneiras, cosméticos, colchões e estofados, entre outras, estarão expondo sua linha de produtos para os visitantes.
Presenças
Diversas empresários, autoridades locais e representantes de instituições públicas prestigiaram a abertura da Fitec e lançamento do Plano de Desenvolvimento Industrial. Entre eles estavam os deputados estaduais Zezinho Guimarães, Capitão Samuel e Zé Franco, o presidente da Câmara de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento e os superintendentes da Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, Luciano Pimentel, Marília Prado e Antônio César.
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
Números sorteados foram 01 - 13 - 19 - 46 - 50 - 57
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga