“Pronatec é uma revolução na Educação Profissional” | F5 News - Sergipe Atualizado

“Pronatec é uma revolução na Educação Profissional”
Brasil e Mundo 26/10/2011 16h04


O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou nesta quarta-feira, 26, da solenidade de assinatura da lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), o programa vai oferecer oito milhões de vagas até 2014 em cursos de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio das escolas públicas e trabalhadores. Para isso, serão investidos R$ 24 bilhões.

Grande entusiasta do projeto, Márcio se disse muito feliz com a sanção da lei e reforçou o papel social que o Pronatec terá na vida dos brasileiros que serão beneficiados pelo programa. “O Pronatec é uma revolução na Educação Profissional. Por ele, o Governo vai expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, além de contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público”, referendou o parlamentar.

No evento, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a formação profissional de jovens e adultos é um dos pilares para o desenvolvimento do país, acesso à renda e fortalecimento do mercado interno e da indústria nacional. Da mesma forma, Márcio Macêdo disse que o Pronatec “amplia oportunidades educacionais por meio do incremento da formação profissional”. Na Câmara, o parlamentar participou ativamente dos debates e das formulações em torno do projeto.

Prioridades

Terão prioridade no acesso ao Pronatec estudantes do ensino médio da rede pública, beneficiários do Bolsa Família, agricultores e descendentes indígenas. A legislação estimula ainda o aumento das vagas ofertadas às pessoas com deficiência e a reserva de 30% dos recursos do Pronatec para regiões do Norte e do Nordeste.

Do total de vagas, 5,6 milhões serão criadas nos cursos de curta duração para qualificação profissional de trabalhadores. Outras 2,4 milhões serão destinadas a cursos técnicos voltados para os estudantes do ensino médio, com duração de, pelo menos, um ano.

Pelo Pronatec, o Governo vai construir 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo que 35 ficarão prontas ainda este ano. Além disso, serão investidos R$ 1,7 bilhão na construção de 176 escolas técnicas estaduais (quatro em Sergipe), e também na reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades.

Da Assessoria Parlamentar

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
19/04/2024  14h06 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Instalações com infraestrutura nas rodovias serão obrigatórias a partir de 2025
Divulgação
19/04/2024  07h18 Governo prepara proposta para tentar encerrar greves em universidades
Servidores de universidades e institutos federais estão em greve em vários Estados
Reprodução
18/04/2024  15h58 Justiça mantém prisão de mulher que levou o cadáver do tio ao banco
Érika de Souza Vieira Nunes foi presa, suspeita de tentar sacar um empréstimo
Reprodução Metrópoles
18/04/2024  10h12 Laudo do IML indica que homem levado à agência no RJ estava desnutrido
Peritos aguardam resultado de exame toxicológico, mas laudo já indica causa da morte
AGLIBERTO LIMA/ESTADÃO CONTEÚDO/2002
17/04/2024  11h18 Leia, na íntegra, carta que Daniel Cravinhos enviou a irmão de Suzane
Condenado pelo assassinato dos pais de Andreas, Daniel Cravinhos tentou contato com o irmão de Suzane por meio de uma carta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado