Cooperativa de produtores de Umbu, da Bahia, inspira agricultores nordestinos | F5 News - Sergipe Atualizado

Sealba Agroshow
Cooperativa de produtores de Umbu, da Bahia, inspira agricultores nordestinos
Considerada caso de sucesso, organização transformou a vida de centenas de produtores
Conteúdo Especial | Por Laís de Melo 11/02/2022 15h56 - Atualizado em 11/02/2022 18h07


Do Nordeste para o mundo. Essa expressão pode resumir muito bem a história da Cooperativa de Produtores de Umbu (Coopercuc), localizada na cidade de Uauá, na Bahia. Iniciada em 2004, a cooperativa transformou a vida de centenas de famílias da região a partir de uma experiência de convivência com o semiárido nordestino. 

A Coopercuc foi apresentada como um caso de sucesso nesta sexta-feira (11), durante o segundo dia da Sealba Agroshow - feira de agronegócio que reúne produtores rurais, empresas do segmento e agentes públicos das três esferas do poder da região que engloba municípios de Sergipe, Alagoas e Bahia - daí a sigla SE-AL-BA

De acordo com a presidente da cooperativa, Denise Cardoso dos Santos, apesar de ter sido criada no ano de 2004, a organização surgiu muito antes. “Todo o processo foi para beneficiar e comercializar os produtos a partir do Umbu, uma fruta nativa da caatinga e que nós temos em uma quantidade muito importante na nossa região. Criar a cooperativa foi por uma necessidade dos próprios agricultores”, afirma a presidente. 

Ainda conforme Denise, o trabalho foi iniciado por mulheres, que hoje representam 72% dos 272 cooperados. “Toda essa organização da cooperativa vem por conta do trabalho das mulheres, que foram as primeiras a fazerem o beneficiamento do umbu, a transformar em doce, geleia, para a alimentação da família e depois para comercializar”, explica.

O que começou com 44 cooperadores, hoje já soma 272 produtores que, juntos, fornecem mercadorias para mais de 17 estados brasileiros e ainda exportam para a Alemanha. 

“Temos muito orgulho de dizer que a Coopercuc é uma cooperativa que deu certo e é um resultado da convivência com o semiárido”, aponta Denise Cardoso

Apesar de alcançar um grande espaço no mercado, a presidente espera que a cooperativa cresça ainda mais e que, além disso, o umbu se torne uma fruta conhecida em todo o país. Segundo ela, estar na Sealba Agro Show é mais um passo rumo ao crescimento da organização. 

“A nossa perspectiva é de que as pessoas queiram consumir umbu por ser um produto de qualidade e mostrar que a agricultura familiar também é capaz de levar o produto para diversos espaços. Acredito que é um passo do que nós estamos tentando construir ao longo desses anos, nos tornarmos mais conhecidos, ter representatividade nos diversos espaços. Isso é o que representa estar na Sealba”, disse Denise Cardoso ao F5News.

Sealba Agroshow

O Sealba Agroshow é um evento promovido pela Faese com a correalização do Sebrae Sergipe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe) e a Prefeitura de Itabaiana. A programação discute assuntos ligados à uma das áreas de maior potencial agrícola do país, que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

O evento conta com patrocínio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Sergipe, Banese, Banco do Nordeste e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O portal F5News assina a cobertura editorial desta edição. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Conteúdo Especial
Governo de Sergipe
18/04/2024  05h00 Município de Carira recebe a caravana do ‘Sergipe é Aqui’ nesta sexta-feira
Freepik/Ilustrativa
23/03/2024  12h00 Transtornos mentais estão entre principais causas de afastamento do trabalho
Assessoria de Comunicação
06/11/2023  09h53 Sergas inicia negociações para fornecimento de biometano em Sergipe
imagem F5News
03/11/2023  10h27 A efeméride de Simpliciano 
Reprodução/ Agência Aracaju
01/11/2023  12h10 Procon Aracaju divulga variação de preços das flores para o Dia de Finados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado