Especialistas mostram técnicas para segurança no ambiente tecnológico do Agro | F5 News - Sergipe Atualizado

Sealba Agroshow
Especialistas mostram técnicas para segurança no ambiente tecnológico do Agro
Com a modernização do setor, proteger os dados deve ser uma prioridade
Conteúdo Especial | Por Laís de Melo 11/02/2022 12h20 - Atualizado em 11/02/2022 16h23

Novas tecnologias para o agronegócio estão sendo amplamente discutidas durante a Sealba Agroshow, que acontece em Itabaiana, no agreste de Sergipe, até o próximo sábado (12). Diversas palestras abordam a questão e, nesta sexta-feira (11), o assunto debatido teve como foco a segurança das informações. 

O representante da empresa de tecnologia Fortinet, Victor Nunes, mediador da palestra sobre “Cibersegurança e Agro 4.0”, ressalta a importância de que produtores e fabricantes protejam as suas estruturas de tecnologia, evitando invasões de hackers em plataformas digitais. 

“Muitas vezes eles não imaginam que isso vai chegar na produção. Mas, se ele tem um computador lá, monitorando por exemplo a irrigação, tem sensores que monitoram a umidade, se houver um ataque às redes, isso vai atrasar a produção, perder a qualidade do produto. Então, vai impactar no ciclo de vendas”, advertiu o palestrante. 

Durante a discussão, Victor Nunes mostrou como os empresários podem proteger a tecnologia dos seus negócios e ressaltou a importância desse procedimento, já que assim é possível melhorar produção, reduzir custos e salvaguardar dados sobre o plantio. 

“Estamos trazendo exemplos do que aconteceu no Ministério da Saúde recentemente, as invasões às Lojas Renner, para mostrar como a gente atua no agro”, reitera Victor. 

Como uma forma de demonstração, a empresa Teledata, que atua há mais de 30 anos na área de comunicação e segurança da informação, está presente no Sealba Agroshow e participa da palestra juntamente com a Fortinet. 

“Estamos aqui entregando conectividade para o evento. Toda a estrutura de WI-FI é nossa. Inclusive, nesse momento temos 287 pessoas conectadas ao mesmo tempo. É importante salientar que não oferecemos a internet, e sim o meio de conectividade, com uma camada de segurança no acesso à internet, todo mundo que está acessando aqui está fazendo um acesso seguro”, explica o gerente comercial da Teledata, Victor Mansur. 

Ainda segundo o gerente, com a modernização do setor do agronegócio, a segurança da informação se torna, cada vez mais, indispensável. “Estamos falando de aparelhos que funcionam através da internet, da conectividade, criadores de gado que usam chip em animais, então isso tudo é tecnologia que é monitorado através da conectividade”, acrescenta. 

Sealba Agroshow

O Sealba Agroshow é um evento promovido pela Faese com a correalização do Sebrae Sergipe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe) e a Prefeitura de Itabaiana. A programação discute assuntos ligados à uma das áreas de maior potencial agrícola do país, que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

O evento conta com patrocínio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Sergipe, Banese, Banco do Nordeste e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O portal F5News assina a cobertura editorial desta edição. 

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Conteúdo Especial
Investimentos sociais do Governo do Estado melhoram qualidade de vida em Sergipe
23/06/2022  05h00 Investimentos sociais do Governo do Estado melhoram qualidade de vida em Sergipe
Sergipe GasFértil discute fortalecimento da cadeia produtiva no estado
23/05/2022  09h00 Sergipe GasFértil discute fortalecimento da cadeia produtiva no estado
Governo de Sergipe investe em melhorias para beneficiar a vida dos sergipanos
18/05/2022  06h00 Governo de Sergipe investe em melhorias para beneficiar a vida dos sergipanos
Divulgação
12/04/2022  11h00 Governo lança Pró- Rodovias e investe em outras ações para melhorar a vida do sergipano
Startup sergipana é referência nacional de aprovação em Residência em Nutrição
30/03/2022  07h51 Startup sergipana é referência nacional de aprovação em Residência em Nutrição