SSP lança Centro Integrado de Operações Rurais durante Sealba Agroshow | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
SSP lança Centro Integrado de Operações Rurais durante Sealba Agroshow
Unidade reforça a atuação no combate aos crimes praticados na Zona Rural de Sergipe
Conteúdo Especial 10/02/2022 12h33 - Atualizado em 10/02/2022 23h29


A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) está presente na Sealba AgroShow com a participação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais (Dercra) e também da Polícia Militar.

No evento, que foi aberto nesta quinta-feira (10), na cidade de Itabaiana, a SSP/SE está lançando o Centro Integrado de Operações Rurais (Cior), uma unidade conjunta entre as forças de segurança pública que objetiva reforçar as ações que já são desenvolvidas no combate aos crimes contra a população da zona rural sergipana.

De acordo com o membro do Cior, coronel Brandão, o serviço tem como objetivo a busca pelo aumento do recobrimento de área, justamente para que o efetivo esteja preparado para atender rapidamente às demandas da população da zona rural de Sergipe. “Antigamente, as pessoas do campo não tinham esse acompanhamento, mas hoje contam com a Dercra e com a Polícia Militar. Estamos aumentando esse acompanhamento e dando uma proteção maior para toda população do campo”, destacou.

O coronel Brandão também ressaltou que o planejamento estratégico da segurança pública nas áreas rurais do Estado contam com pessoal especializado, com delegado e coronel que conhecem a área. “É um passo inicial que estamos dando para mostrar ao produtor rural que ele está sempre protegido. Esse stand vem mostrar que há uma delegacia específica para ajudar todo o produtor rural e um grupamento da Polícia Militar de prontidão e preparado para atuar nessa região”, enfatizou. 

O delegado Fernando Melo ressaltou o compromisso da segurança pública com as pessoas que investem, que trabalham e que moram na zona rural. “Estamos aqui para mostrar que a SSP não esquece do produtor rural. O alvo dos criminosos são os produtores e trabalhadores rurais e com essa integração entre as policiais iremos implementar uma nova ótica de repressão, com rondas e  operações para combater esse tipo de delito”, salientou. 

Fernando Melo explicou que os crimes mais comuns estão relacionados aos animais e aos equipamentos que fazem parte da produção rural. “Em nosso estado, o principal crime ainda é o roubo e furto de gado. Isso incomoda bastante, mas estamos reduzindo. Com a modernização da agricultura, temos uma preocupação muito grande com o volume de dinheiro que é guardado nessas propriedades, com esse maquinário e com esses equipamentos”, revelou o delegado, reiterando a importância da criação do Cior para a garantia da segurança na Zona Rural de Sergipe. 

Cartilha

Durante os três dias de evento, a Polícia Civil e a Polícia Militar terão stand fixo no evento para que os produtores conheçam o serviço. A SSP/SE preparou uma cartilha com orientação de proteção e segurança para as pessoas que residem e produzem na Zona Rural. Na cartilha, é possível encontrar dicas práticas para proteger casa, animais, maquinários e a propriedade rural dos criminosos. O evento segue até o próximo sábado (12).

Fonte: SSP/SE

Mais Notícias de Conteúdo Especial
Governo de Sergipe
18/04/2024  05h00 Município de Carira recebe a caravana do ‘Sergipe é Aqui’ nesta sexta-feira
Freepik/Ilustrativa
23/03/2024  12h00 Transtornos mentais estão entre principais causas de afastamento do trabalho
Assessoria de Comunicação
06/11/2023  09h53 Sergas inicia negociações para fornecimento de biometano em Sergipe
imagem F5News
03/11/2023  10h27 A efeméride de Simpliciano 
Reprodução/ Agência Aracaju
01/11/2023  12h10 Procon Aracaju divulga variação de preços das flores para o Dia de Finados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado