Adema flagra abate clandestino de aves em Cedro de São João | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Adema flagra abate clandestino de aves em Cedro de São João
Efluentes líquidos brutos oriundos do abate estavam sendo descartados diretamente no solo
Cotidiano | Por Agência Sergipe 18/03/2025 16h57 - Atualizado em 18/03/2025 17h02 |


A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) flagrou, nesta terça-feira, 18, a realização de abate clandestino de aves no município de Cedro de São João. A equipe de fiscalização da Adema recebeu denúncia do Ministério Público Estadual (MP/SE) e, no local, constatou a presença de diversos animais abatidos em situação precária, além do descarte irregular de resíduos não aproveitáveis, provenientes do abate.

O local já havia sido fiscalizado anteriormente pela Adema, em 2024, quando os fiscais verificaram a existência de dois galpões na propriedade. Um deles se encontrava vazio e o outro com presença de cerca de 20 aves. Na época, o proprietário não foi identificado. De acordo com histórico da denúncia, as práticas que ocorrem no local incomodam moradores da região, pela presença de mau cheiro, roedores e urubus.

Desta vez, a equipe de fiscalização da Adema chegou no exato momento em que a atividade estava acontecendo. “Pelo que pudemos verificar no local, os abates vinham sendo realizados em situação precária, e os efluentes líquidos oriundos do abate vinham sendo descartados em estado bruto, diretamente no solo”, afirma a fiscal e veterinária da Adema, Camila Dantas.

O presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, afirma ser essencial que todos os empreendimentos que realizem atividades potencialmente poluentes estejam regulares. “Esse abatedouro funcionava sem nenhum tipo de licenciamento. Isso não pode acontecer. Quando o estabelecimento é licenciado, ele segue uma série de normas e condicionantes para garantir o menor impacto ambiental, mas, sem isso, a atividade acontece de qualquer jeito, poluindo o meio ambiente e trazendo riscos para quem vai consumir aquele alimento. A Adema está à disposição para passar orientações e receber os pedidos de licenciamento, mas quando o ilícito for constatado, como nesse caso, agirá com máximo rigor”, afirma.

A Lei nº 8.497/2018, que dispõe sobre o Procedimento de Licenciamento Ambiental no Estado de Sergipe, traz o enquadramento mais atual a ser adotado no caso de matadouros, abatedouros, frigoríficos, charqueadas e derivados de origem animal (18.23), qualificando essa atividade como de alto impacto ambiental.

Além de ter prestado boletim de ocorrência na Delegacia Municipal de Cedro, a Adema também notificará e autuará os responsáveis pela infração ambiental. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Elza Fiuza / Arquivo Agência Brasil
07/11/2025 18h26 Homem condenado por estupro de criança é preso em Campo do Brito
BPRv
07/11/2025 17h41 Motociclista morre após ser atropelado por caminhão em Socorro
Ascom Sergas
07/11/2025 16h50 Presidentes de distribuidoras de gás natural discutem regulação do setor
Reprodução/ASCOM/GMA
07/11/2025 16h10 Guarda Municipal de Aracaju define plano para o Pré-Caju 2025
Felipe Goettnauer
07/11/2025 15h29 Nova lei garante reajuste e amplia benefícios para profissionais do Samu Sergipe
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado