Adema vê falhas no plano de hibernação da Fafen em Laranjeiras | F5 News - Sergipe Atualizado

Adema vê falhas no plano de hibernação da Fafen em Laranjeiras
Órgão notifica fábrica pela segunda vez desde a suspensão das atividades
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 08/02/2019 14h06 - Atualizado em 08/02/2019 14h42


A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) recebeu o plano de hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-SE) dentro do prazo de 24 horas determinado, mas o órgão ambiental adianta que já verificou algumas falhas no planejamento da fábrica e notificou a unidade.

O plano, que descreve como a hibernação está sendo realizada, foi entregue na quinta-feira (7) e uma equipe técnica interdisciplinar do órgão deve iniciar a análise. Já na primeira vista, segundo o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, alguns métodos aplicados no plano não serão aprovados. O órgão ambiental notificou a fábrica nesta sexta - pela segunda vez desde o início da hibernação.

Entre as falhas do plano, uma se refere à questão de segurança, conforme a Adema. A fábrica havia informado que um efetivo mínimo de funcionários permaneceria no local, em cinco turnos, para viabilizar a hibernação, e seriam feitas manutenções periódicas nos equipamentos.

O órgão ambiental, no entanto, constatou que até a conclusão da hibernação – feita por etapas – este efetivo seria reduzido, o que, na ótica da Adema, gera riscos à segurança da fábrica, dos funcionários e ao meio ambiente. “Teriam cinco turnos, mas querem concluir com apenas um turno, ou seja, começaram com tantos funcionários, mas quando for finalizar ficariam apenas oito funcionários para tomar conta de todo o Parque Industrial, sendo que existe uma série de responsabilidades que depende deles, como o plano de segurança, a tocha, o descarte do lixo”, afirma Dias.

Ainda conforme Gilvan Dias, a fábrica possui risco em potencial e não existem precedentes no Estado sobre possível impacto ambiental. “É uma bomba. Estamos falando de uma coisa extremante séria, a questão política tem que ser discutida em âmbito político, e ambiental em âmbito ambiental, isso é o que nos deixa preocupados”, ressalta.

A Adema ainda não estipulou o valor da multa que deve ser aplicada à Fafen, por ter iniciado a hibernação sem autorização ambiental do órgão. Conforme é previsto em lei, a multa pode chegar até R$ 10 milhões, margem que a legislação faculta. Além da multa, que deve ser imposta a qualquer momento, uma ação judicial contra a fábrica foi movida pelo Estado para impedir o fechamento da unidade em Laranjeiras.

Segundo a Adema, o processo de hibernação da fábrica, antes de ser iniciado, deve se submeter à autorização do órgão ambiental. “A Fafen disse que acredita que pode hibernar sem autorização do órgão ambiental, mas não é isso que a legislação prevê”, completa Gilvan.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado