Adolescente sergipano que passou em Medicina na UFS lançará livro | F5 News - Sergipe Atualizado

Adolescente sergipano que passou em Medicina na UFS lançará livro
Aos 15 anos, garoto dá dicas de como ser aprovado no vestibular
Cotidiano 20/10/2015 10h28

Da Redação

Com apenas 15 anos, o estudante José Victor Menezes Teles, do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), virou notícia nacional. Após passar em Medicina na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para a Universidade Federal de Sergipe, o garoto agora pensa em ampliar seus horizontes e entrar no mundo da literatura.

Em 2014, aos 14 anos, José Victor obteve 751,16 pontos no Enem, sendo 960 na redação, enquanto estudava no 1º ano do Ensino Médio. E para contra essa história, no intuito de desmistificar as provas do exame, o adolescente escreveu um livro que será lançado no início de novembro pela Editora Foz. A obra tem 14 capítulos, 168 páginas, e recebeu o título “Como vencer aos 14 — Quebrando mitos e desafios do Enem”. No livro, seis capítulos são dedicados para o Enem.

Ao ser reconhecido no país, o adolescente percorreu vários estados para dar palestras sobre sua história. José Victor conta que muitos curiosos não cessavam em fazer perguntas sobre como chegou ao resultado e em pedir dicas para a prova. Por causa disso, ele começou a escrever um livro por conta própria. “Ao falar sobre isso em entrevistas, o pessoal da editora entrou em contato para que o material pudesse ser lançado”, conta. 

Para a responsável pela Editora Foz, Isa Pessoa, o garoto é um aluno brilhante, astuto, soube superar as dificuldades financeiras e tem muito a ensinar.

José Victor afirma que começou a se preparar para o Enem desde o 1º ano buscando provas anteriores e ficando atento ao modelo de exame, com o objetivo de passar no vestibular assim que terminasse o 3º ano. Para ele, a sua maturidade foi o atributo para o resultado obtido, além de ter buscado resolver as questões, ao invés de decorar os assuntos cobrados.

Somente após entrar na Justiça, o garoto conseguiu o direito de cursar Medicina, já que mesmo com a alta pontuação no Enem, Victor ainda não havia concluído o ensino médio exigido pela UFS no ato da matrícula. A decisão foi tomada pelo juiz Alberto Correia Leite que o autorizou a fazer uma prova de proficiência aplicada pela Secretaria de Educação de Sergipe (Seed). A prova foi realizada com sucesso pelo estudante e a Seed entregou o certificado de conclusão de ensino médio a José Victor, o que garante o seu acesso à UFS. Agora, ele aguarda o início das aulas que deve iniciar somente em janeiro de 2016, em função da greve.

Com informações de O Globo

Foto: Marcos Rodrigues / ASN 

Mais Notícias de Cotidiano
Foto: SES
20/06/2021  13h00 Sergipe recebe mais de 68 mil doses de vacina contra a Covid-19
Todas as doses são AstraZeneca e serão destinadas para a aplicação da 2ª dose
Foto: Cedida ao F5 News
20/06/2021  12h43 População relata falta de vacina contra covid-19 em postos de Aracaju
SMS informa que houve aumento de procura pelo imunizante durante o final de semana
Foto: Reprodução Rede Social
20/06/2021  11h12 Nas últimas 24h, três pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito
Uma das ocorrências teve registro de capotamento de veículo em Areia Branca
Sergipe registra 816 casos de Covid-19 e mais 24 mortes neste sábado
19/06/2021  20h55 Sergipe registra 816 casos de Covid-19 e mais 24 mortes neste sábado
No estado, 256.935 pessoas já testaram positivo para a doença e 5.527 morreram
Foto: Sérgio Silva/PMA
19/06/2021  16h00 Confira a programação do Forró Caju em Casa 2021 deste domingo
Serão sete atrações musicais ao todo se apresentando na segunda noite do festejo online