Agência Nacional de Águas autoriza aumento da vazão de Xingó | F5 News - Sergipe Atualizado

Agência Nacional de Águas autoriza aumento da vazão de Xingó
Medida será adotada em caso de risco de contaminação da água
Cotidiano 14/10/2019 17h10 - Atualizado em 14/10/2019 17h38


A Agência Nacional de Águas (ANA) informou nesta segunda-feira (14) que decidiu autorizar o aumento da vazão na hidrelétrica de Xingó (AL/SE), que atualmente é de aproximadamente 800m³/s, para uma vazão de 1.300m³/s. A decisão foi tomada após reunião de avaliação da situação do Baixo São Francisco, em virtude do surgimento das manchas de óleo próximas à região.

A medida somente será adotada, caso a análise ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) identifique risco de contaminação da água do rio pelo óleo na região próxima à foz. 

Segundo o superintendente Especial de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Rocha, caso a medida preventiva seja necessária, as águas que passam por Xingó, que é a fio d'água (não possui reservatório), levarão cerca de 50 horas para chegarem à foz do Velho Chico na divisa entre Alagoas e Sergipe, já que a hidrelétrica está a 179 km da foz do rio. "Caso seja necessário, o aumento da vazão em Xingó causará um incremento na geração hidrelétrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco sem comprometer a segurança hídrica na região", explicou.

Isso porque foi limitada a duração da medida, caso o IBAMA peça a entrada em vigor da nova vazão. O volume útil do reservatório de Sobradinho somente poderá ser reduzido em 1 ponto percentual. A barragem acumula um volume útil de 34,47%. Há um ano o reservatório estava com 24,04% de seu volume útil. 
Abastecimento de Água

Durante a reunião, foi informado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade ( Sedurbs) que segundo informações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a situação do abastecimento de água no estado está dentro da normalidade. Ainda de acordo o órgão, foi intensificado o monitoramento nas captações de água do rio São Francisco e preventivamente serão colocadas telas de proteção.

Fonte: Sedurbs

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom TRF5
01/12/2024  14h39 Julgamento do Caso Genivaldo entra no 6º dia com depoimentos de defesa
Tribunal do Júri em Estância (SE) avança na análise que tem como objetivo julgar os réus por tortura e homicídio triplamente qualificado
Marcos Panxão
01/12/2024  14h20 SMTT de Aracaju bloqueia a avenida Pedro Calazans devido a rompimento de tubulação
Os agentes de trânsito estão nos trechos afetados, monitorando o fluxo nas vias
Douglas Sena/F5 News
01/12/2024  08h45 Aracaju tem domingo (1) de tempo firme e temperaturas amenas
Céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva e com termômetros variando entre 24°C e 32°C
Redes Sociais/Reprodução
01/12/2024  08h23 Rede de água estoura e abre buraco na Avenida Pedro Calazans, em Aracaju
Equipes da Deso estão no local realizando reparos; incidente causa transtornos no trânsito
Freepik/ Ilustrativa
01/12/2024  08h00 Sinal nas pernas pode revelar maior risco de infarto. Saiba qual é
Especialistas alertam que mudança sutil nas pernas pode revelar uma doença que aumenta, e muito, o risco de ter um infarto. Veja lista

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado