Aluno de escola particular se fantasia de Hitler em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Crime
Aluno de escola particular se fantasia de Hitler em Aracaju
O caso gerou revolta nas redes sociais; escola disse que medidas foram tomadas
Cotidiano | Por F5 News 28/10/2022 18h53


Um aluno de uma escola particular de Aracaju foi fantasiado de Adolf Hitler em uma festa de Halloween realizada nesta sexta-feira (28). Em imagens divulgadas nas redes sociais, o aluno realiza a saudação nazista, além de trajar as roupas características de Hitler, que inclui até mesmo o símbolo da Cruz de Ferro. 

 

Em nota publicada no final da tarde, o Colégio Amadeus afirmou repudiar toda forma de discriminação, pediu desculpas pelo ocorrido e informou que medidas já foram adotadas, mas não informou quais. 

Leia o comunicado na íntegra:

"A Direção do Colégio Amadeus vem, publicamente, registrar seu repúdio a toda forma de discriminação e incitamento à violência de qualquer natureza. A situação que envolveu um de nossos alunos, no dia de hoje, no evento do Halloween, com apologia a uma figura histórica nefasta, contrasta com toda a orientação que desenvolvemos com os estudantes na defesa inegociável dos direitos humanos. Pedimos desculpas e lamentamos pelo ocorrido, informando que as medidas cabíveis já foram adotadas". 

Apologia ao nazismo é crime

A apologia ao nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto na Lei 7.716/1989, respaldada pela própria Constituição Federal, com pena de reclusão.

Segundo a lei, é crime: 

- Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

- Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  06h00 “Enem dos Concursos”: locais de prova estão disponíveis
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado