Alunos devem realizar cadastro para uso de wi-fi nas escolas municipais | F5 News - Sergipe Atualizado

Alunos devem realizar cadastro para uso de wi-fi nas escolas municipais
Prefeitura instalou o serviço em todas as 74 escolas da capital
Cotidiano | Por Agência Aracaju 04/08/2021 10h16


Este ano, a Prefeitura de Aracaju concluiu a instalação de wi-fi em todas as 74 escolas da rede municipal de ensino. Com a proximidade dos retorno às aulas presenciais, marcado para setembro, a tecnologia se soma ao trabalho dos professores e beneficia a aprendizagem dos alunos. No entanto, assim como já aconteceu com os profissionais que atuam nas unidades de ensino, para fazer uso do wi-fi, os alunos ou pais e responsáveis devem fazer um cadastro na escola.

O chamamento é realizado com pouco mais de um mês de antecedência do retorno das atividades presenciais, justamente para que todos os alunos da rede já tenham acesso ao sinal de internet nas dependências da unidade de ensino ao retomarem às aulas. 

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da Semed, Caio Davinis, alunos ou pais e responsáveis devem entrar em contato com a escola para realizar o cadastro.

“Ao entrar em contato com a escola, alunos ou pais e responsáveis receberão uma ficha cadastral, a qual terá que ser assinada. Esse documento será enviado para o DTI, onde iremos iniciar o processo de liberação de login e senha desses alunos. É importante que isso seja feito antes das aulas presenciais retornarem, até para podermos adiantar o processo e não haja espera para a liberação desse cadastro”, ressalta Caio. 

Conforme destacou o diretor do DTI, para garantir a segurança das informações, essa tecnologia está alinhada à legislação vigente referente ao Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), e com a Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), que regulariza o acesso individual à internet e garante que nenhum dado usado requerido para acesso ao wifi será utilizado para qualquer outro fim.

Tecnologia a serviço da educação 

Para que, hoje, todas as escolas municipais tenham acesso à rede wi-fi, alguns caminhos tiveram que ser percorridos. O primeiro passo foi traçar o planejamento e assegurar que ele fosse feito de forma integrada, até com órgãos externos, como o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). 

Em fevereiro de 2018, com a assinatura do termo de compartilhamento da fibra óptica do TJ/SE, a Prefeitura pôde dar celeridade à implantação do cabeamento nas unidades de ensino e em demais prédios da Semed. Com isso, foram instalados mais de 250 roteadores e mais de 100 km de fibra ótica interligando as escolas.

“O wi-fi nas escolas é uma etapa final de um processo longo e, ainda com ele, continuamos com um intenso trabalho para mantê-lo em funcionamento. Com a fibra óptica, por exemplo, conseguimos centralizar todo o processo, interligar as unidades, o que gera economia. Além disso, temos o cabeamento estruturado e sem ele teríamos dificuldade em cobrir todas as áreas. Contamos, ainda, junto à Seplog [Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão], com todo um serviço para manter a segurança”, aponta Caio Davinis.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado