Apenas 13 municípios estão enquadrados no Sistema Nacional de Trânsito | F5 News - Sergipe Atualizado

Apenas 13 municípios estão enquadrados no Sistema Nacional de Trânsito
Promotoria de Sergipe quer que trânsitos sejam municipalizados
Cotidiano 18/05/2012 16h41


Por Fernanda Araujo

Desde 1997, o Código de Trânsito Brasileiro impôs a obrigação aos municípios de assumirem e gerenciarem os seus trânsitos. Em Sergipe, porém, a realidade é diferente, pelo menos é o que afirma o promotor do Ministério Público Estadual, Daniel Carneiro. Segundo ele, a lei não está sendo efetivamente cumprida.

“Passados tantos anos da vigência dessa lei nacional, ela ainda não está sendo efetivamente cumprida por todos os municípios sergipanos. Hoje, em torno 13 municípios estão enquadrados e incluídos no Sistema Nacional de Trânsito, gerenciando,  fiscalizando e educando as pessoas para o trânsito em suas regiões”.

Diante disso, o procurador Geral da Justiça, Orlando Rochadel, criou comissões de trabalho para adequar os demais 62 municípios, dentre as comissões está a criação de um projeto com a coordenação do Procurador de Justiça, Josenias França, e a participação de mais 13 promotores.

“O objetivo é fomentar juntamente com as Procuradorias do interior e da capital, três ações básicas. Iniciaremos com a municipalização do trânsito e auxiliaremos aos colegas promotores. Pretendemos realizar audiências com prefeitos, vereadores e com a sociedade civil organizada, para sensibilizar da necessidade de efetivamente esses municípios criarem a sua estrutura, realizarem concurso para agente de trânsito, dentro das necessidades de cada um e das proporções de cada município”, explica Carneiro.

A comissão pretende também intensificar ações de fiscalização no trânsito, tanto dos municípios já enquadrados, tanto dos que ainda não possuem o trânsito municipalizado. “O problema do Brasil hoje é a falta de fiscalização e sem dúvida os municípios tem enfrentado. Queremos cobrar também de quem já municipalizou, e os que não, para que passe a realizar campanhas educativas nas escolas, nas ruas e na imprensa. Para que a gente possa formar condutores do futuro”, diz.

 

De acordo com Daniel Carneiro, o trânsito administrado pelo próprio município, sendo criado seu órgão de trânsito, teve efetivo melhor. “Essas cidades tiveram uma melhora sensível na fluidez do trânsito, na redução dos números de acidentes, na melhor organização, estacionamento e deslocamento de pessoas. Também tiveram redução do número de acidentes, principalmente fatais”. A meta estratégica do MPE é que os 75 municípios sergipanos estejam incluídos no Sistema Nacional de Trânsito.

Segundo o Art. 5º do Código de Trânsito Brasileiro, “o Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades”.

Com reportagem de Eron Ribeiro, da Rádio Jornal.

Mais Notícias de Cotidiano
PC prende criminosos que se passavam por policiais para aplicar golpes online
18/04/2024  11h29 PC prende criminosos que se passavam por policiais para aplicar golpes online
Operação desarticulou organização que atuava em Sergipe e Bahia
SSP
18/04/2024  11h25 Polícia elucida homicídio de motorista de aplicativo em Socorro
Crime aconteceu em agosto de 2023 no Loteamento Santa Cecília
Sema
18/04/2024  09h58 Sema resgata 30 gatos abandonados em gaiola no Grageru, em Aracaju
Equipe fez o resgate após denúncia. Animais serão encaminhados para abrigos
BPRv
18/04/2024  08h55 Homem morre após veículo colidir com uma vaca em Lagarto (SE)
Fato aconteceu na Rodovia SE-170, na altura do Povoado Uberaba
Reprodução Redes Sociais
18/04/2024  08h00 Três pessoas são baleadas em atentado no Lamarão, em Aracaju
Informações são de que homens chegaram atirando. Duas vítimas estão em estado grave

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado