Após 18 meses, escolas municipais de Aracaju retomam aulas presenciais | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Após 18 meses, escolas municipais de Aracaju retomam aulas presenciais
Atividades ainda estão sendo realizadas no formato híbrido para os 32 mil alunos
Cotidiano | Por F5 News 13/09/2021 14h16 - Atualizado em 13/09/2021 14h24


Depois de um ano e meio de portas fechadas por conta da pandemia da covid-19, as escolas da rede municipal de Aracaju voltaram a receber os alunos presencialmente nesta segunda-feira (13).

A capital sergipana foi uma das últimas cidades sergipanas a retomar as aulas presenciais. Para receber os mais de 32 mil alunos, além de professores e equipe de apoio, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) adotou um protocolo sanitário e também o ensino híbrido (presencial e online) com o intuito de escalonar as turmas e, assim, manter o distanciamento entre carteiras para evitar aglomerações no espaço escolar.

As máscaras que, antes, poderiam fazer parte apenas das brincadeiras, hoje são elementos essenciais para compor o uniforme escolar. A lavagem frequente das mãos e o uso de álcool em gel que, anteriormente, era ato de higiene, passaram a ser obrigatórios para afastar a contaminação pelo vírus. 

Tapetes sanitizantes e medidor de temperatura são dos primeiros itens na entrada das escolas, no entanto, os protocolos de biossegurança seguidos à risca diante de uma pandemia não ofuscaram o brilho nos olhos daqueles que, depois de quase dois anos, puderam retomar o convívio em sala de aula. 

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, ressalta que a Semed tratou dos detalhes para garantir um retorno seguro das aulas presenciais. “Nossa preocupação é garantir todos os cuidados, tanto que a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde passou nas 74 unidades da rede municipal para verificar o que precisava ser adequado, o que precisava ser atendido para que esse retorno fosse seguro”, destaca a gestora. 

O retorno será escalonado e gradativo, ou seja, nesta segunda as aulas reiniciaram, mas não para todos os alunos de forma presencial. “Vamos trabalhar por salas de aulas e cada escola, a depender do número de alunos e estrutura que possui, informou quais os dias cada aluno deve ir. Assim, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre uma carteira e outra, os alunos de cada sala foram divididos em turmas que irão revezar os dias de aula presencial. Quando for o dia de uma turma, a outra terá aula remota e, no dia seguinte, troca”, completa Cecília.

A secretária salienta que esse retorno às aulas presenciais marca o esforço da gestão municipal em garantir equipamentos que venham a contribuir para o ensino híbrido empregado como forma de controle da pandemia. 

“Todas as escolas da rede já estão equipadas com wi-fi, desde janeiro deste ano, um processo que iniciamos em 2020. Além disso, demos outro passo para a concretização do ensino híbrido que é o projeto ‘Professores On’, enviado para a Câmara Municipal de Aracaju, que disponibiliza o auxílio financeiro de R$ 5 mil para o professor adquirir seus equipamentos de informática e R$ 70 na folha para ajuda de custo para pacotes de internet”, frisa a Leite. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado