Aprovados cobram celeridade em concurso da guarda prisional em SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Aprovados cobram celeridade em concurso da guarda prisional em SE
Banca organizadora garante o fim de atrasos e comissão vai acompanhar processo seletivo
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 22/10/2018 13h55 - Atualizado em 23/10/2018 09h58


Aprovados na primeira etapa do concurso de agentes prisionais em Sergipe cobram transparência no cronograma de convocação. A prova para aumentar o efetivo no sistema prisional sergipano foi realizada no dia 9 de julho deste ano com 22.399 mil inscritos. Eles reclamam que o cronograma de convocação para as próximas etapas do Edital tem sido alterado constantemente e sem justificativas.

O grupo fez uma manifestação neste final de semana no Parque Augusto Franco (Sementeira) exigindo transparência e celeridade nas etapas do concurso que abriu 100 vagas para agentes penitenciários, realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

Segundo os aprovados, o Teste de Aptidão Física (TAF) que estava previsto para acontecer em outubro foi alterado para o mês de novembro e, novamente, para janeiro do próximo ano. “A gente fez a prova objetiva em julho e os exames de candidatos com deficiência aconteceram entre os meses de agosto e setembro. Pra ter uma ideia, teve candidato que foi fazer exame no dia marcado e não havia médico para realizar”, afirma Jéssica Resende, que foi selecionada na primeira fase do concurso.

Outra reclamação é a morosidade na realização das próximas etapas. Os exames psicotécnico e toxicológico só devem ser realizados nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, respectivamente. Já a última fase – quando será feita a convocação para a aferição e perícia dos candidatos que se declararam afrodescendentes e portadores de deficiência – está marcada para abril do próximo ano.

“Se para analisar 152 pessoas demorou, imagine quanto durará para analisar todos os candidatos. Enquanto isso, o sistema prisional está precisando com urgência dos novos efetivos. São cinco para dar conta de 250 presos, o sindicato afirmou que a necessidade é de 400 guardas. Quando a gente pergunta para a banca eles só falam que em momento oportuno irão publicar”, reclama a concorrente.

Os candidatos formaram uma comissão e protocolaram um ofício formalizando pedido de celeridade às Secretaria de Justiça (Sejuc) e de Planejamento (Seplag) e à Escola de Gestão Penitenciária (Egesp).

F5 News procurou a assessoria da Seplag e a pasta afirmou que houve atraso na etapa da triagem dos candidatos deficientes físicos devido ao número grande de inscritos, ao todo 150, que se submeteram a perícia médica. A assessoria diz ainda que a escola preparatória que faz o treinamento e capacitação dos candidatos só tem disponibilidade no próximo ano, não havendo necessidade de antecipar as datas, o que não compromete a realização das etapas do concurso.

Em uma reunião entre alguns aprovados, órgãos e instituições responsáveis pelo concurso nesta segunda (22), ficou definido que a banca organizadora se comprometeu a não atrasar as datas, através de um contrato registrado, sob pena de multa. Ainda ficou decidido que uma comissão fiscalizadora formada pelos aprovados deverá se reunir uma vez por mês com a banca organizadora para acompanhar o processo seletivo.

Confira aqui o cronograma completo

*Atualizado para acréscimo de informações

 

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado