Balaustrada da Treze de Julho terá projeto de defesa litorânea | F5 News - Sergipe Atualizado

Balaustrada da Treze de Julho terá projeto de defesa litorânea
Cotidiano 29/02/2012 17h43

Por Fernanda Araujo

A balaustrada, calçada e pista de rolamento localizadas nas imediações da Avenida Anísio Azevedo e do Iate Clube, Bairro Treze de Julho, estão sofrendo um processo de deterioração causado pela forte maré. Em função de prevenir consequências drásticas que poderão ocorrer se não adotadas medidas emergenciais, foi realizada a terceira audiência no Ministério Público Estadual, pela promotora de justiça Adriana Ribeiro (foto), nesta quarta-feira (29).

Visando conter o avanço das águas sobre a balaustrada, como também da calçada e pista de rolamento, e prevenir possíveis danos, estiveram presentes na reunião representantes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e do setor de Engenharia do MPE. Um projeto de defesa litorânea ainda está em processo de elaboração.

A Emurb alegou que já houve um procedimento de licitação para contratar a empresa Geotec que será responsável por elaborar um projeto de defesa litorânea. Segundo o órgão a empresa tem um prazo de 150 dias para a entrega do projeto. Com a chegada do projeto, este será encaminhado à Secretaria de Estado de Planejamento de Sergipe (Seplan/SE).

Em audiência ficou decidido que o setor de Engenharia vai analisar a relevância do projeto. Foi indagado pela Promotoria quanto à possibilidade de adoção imediata de medidas paliativas no local, os engenheiros Silva Tavares e José Edson Cardoso informaram que os serviços não poderão ser executados no momento sem a realização desse estudo de defesa litorânea que já está sendo elaborado. Após a conclusão, será analisada a viabilidade das medidas a serem tomadas e a execução dos serviços definitivos.

A promotora Adriana concedeu o prazo de cinco dias para que a Emurb envie cópias dos documentos e contratos firmados referentes à elaboração do projeto, até a sua conclusão. Posteriormente a Promotoria irá exigir o pronunciamento e vistoria pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (CREA/SE).

O avanço da maré fez com que no início do mês de janeiro a Prefeitura de Aracaju iniciasse uma série de estudos preventivos para o local.

Veja em:

PMA realiza estudo para conter avanço do mar na 13 de Julho

 

Mais Notícias de Cotidiano
SMS / reprodução
15/08/2022  19h45 Secretaria de Saúde de Aracaju flagra servidora batendo ponto falso
Outros dois servidores envolvidos já foram afastados; caso está sendo investigado
SSP / Reprodução
15/08/2022  18h40 Homem é preso, suspeito de furto em Malhada dos Bois (SE)
Acusado teria levado um botijão de gás e um rádio da vítima, entre outros pertences
PMSE / reprodução
15/08/2022  18h38 Garrucha de fabricação caseira é apreendida em Riachão do Dantas
Dois homens abandonaram sacola com a arma de fogo e fugiram em uma motocicleta
 Sedurbs/ Reprodução
15/08/2022  18h00 Chuvas perduram pelos próximos dias em todo Sergipe
Precipitações continuam até a quarta-feira e temperaturas máximas diminuem
SSP/ Reprodução
15/08/2022  17h18 SSP investiga divulgação do nome de policial e delegado no caso Ademir
Inquérito policial tem objetivo de esclarecer informações repassadas à imprensa