Bike aventura: sergipanos encaram desafio pelo Circuito do Vale Europeu | F5 News - Sergipe Atualizado

Bike aventura: sergipanos encaram desafio pelo Circuito do Vale Europeu
A região, em Santa Catarina, é o endereço certo para quem busca diversão, aventura, cultura e gastronomia
Cotidiano | Por Aline Aragão e Mônica Pinto 17/11/2018 12h30 - Atualizado em 17/11/2018 15h38


Já imaginou percorrer mais de 300 km de bike, com uma temperatura de 14ºC, a quase seis mil metros de altitude? Pois é, um desafio que para ser encarado é preciso fôlego e muita disposição. E isso não faltou para um grupo que deixou a capital sergipana para uma aventura pelo Circuito Europeu em Santa Catarina

A assistente social Luciana Bourbon (foto) pedala há três anos e diz que a bike, além de atividade física é terapia. Ela fez parte do grupo formado por nove amigos apaixonados pelo pedal e que encarou a aventura no Sul do país. Para ela, o principal desafio foi enfrentar a altimetria com muita chuva, vento e temperatura fora da realidade de quem vive em uma cidade do litoral do Nordeste.

O grupo deixou Aracaju no dia 1º de novembro, seguindo de avião até Curitiba. No segundo dia seguiram de van até o município de Timbó, já no estado catarinense para dar início ao cicloturismo.

“No dia 3 começamos nosso pedal de Timbó a Pomerode onde vivenciamos no primeiro dia grandes desafios com a chuva, frio, muita lama, pneus furados e adaptação, ao alforje que para alguns era a primeira experiência e o grande desafio”, relata.

O dia 4 foi marcado por belas paisagens de Pomerode até Indaial. O percurso mais curto veio logo em seguida. “No dia 5 seguimos de Indaial a Rodeio, embora seja o mais curto, não deixou nada a desejar com suas paisagens e vinícolas”.

No dia 6, o grupo saiu de Rodeio para Doutor Pedrinho. Com um dia ensolarado, o percurso foi iniciado na parte alta com o caminho dos anjos, “contemplando as lindas cachoeiras e flores que encontramos no caminho para fazer vários registros fotográficos”.

De Doutor Pedrinho para Alto Cedros, o dia 7 começou com sol, mas logo veio a chuva com muito frio e bike quebrada. Para Luciana, um dos dias mais sofridos. “Não víamos a hora de chegar à próxima cidade. Chegando a Alto Cedro ficamos em um dos lugares mais lindos e frios desse Circuito. A hospedagem foi na casa da dona Magali, que é um encanto - com uma lareira quentinha -, onde foi possível desfrutar de uma noite de conversas, risadas e um bom vinho”.

No dia 8, os aventureiros sergipanos deixaram Alto Cedro e seguiram para Palmeiras. Na saída, o tempo estava chuvoso, mas logo chegou o sol e eles puderam aproveitar as cachoeiras durante o percurso.

O repórter fotográfico Diógenes Di (foto) também fez parte do grupo e considerou a experiência como uma das mais desafiantes desde que começou o convívio com os pedais. "O maior desafio se deu pela altimetria e pelas mudanças bruscas de temperatura: em um só dia você tem todas as estações do ano", disse.

Ele já foi de Aracaju a Salvador pedalando, também a Maceió e a Paulo Afonso, em geral acompanhado de ciclistas integrantes de três grupos distintos - Bikers, Vida de Bike e ZSB (Zona Sul Bike).

O que move Diógenes a essas vivências em duas rodas é o contato direto com a natureza, além da possibilidade de fazer amigos - "tem todas as tribos". O repórter fotográfico avalia ainda como uma terapia, que favorece o autoconhecimento. "O pedal está dentro de cada um, o biotipo da pessoa não tem importância, você passa a conhecer a própria capacidade respiratória, cardíaca e muscular", diz.

De volta a Aracaju é tempo de recordar, olhar as fotos, lembrar os momentos que ficarão, pra sempre, marcados na memória. “Viajar é sempre bom, mas viajar com os amigos que curtem as mesmas aventuras é melhor ainda. Os perrengues juntos viram as situações mais engraçadas da vida, e não importa o quanto tentem explicar pros amigos que não foram - sempre rola aquela piada interna que só quem estava na viagem vai entender”, diz Luciana.

Sobre o Circuito

O Circuito do Vale Europeu está localizado no médio vale do Itajaí, sendo composto por 9 municípios (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó), no centro norte do estado de Santa Catarina. A região possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

O Circuito também é marcado pela presença marcante da cultura européia, que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, na gastronomia, na música, na cultura e nos esportes.

A região do Circuito possui diversas opções de lazer e infra estrutura turística para a prática de esportes de aventura, turismo de compras e turismo gastronômico.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado