Blitz educativa apresenta etilômetro passivo a condutores | F5 News - Sergipe Atualizado

Blitz educativa apresenta etilômetro passivo a condutores
Cotidiano 16/05/2012 09h54

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE –, através da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran –, realizou na noite da sexta-feira, 11, na Orla de Atalaia, uma blitz educativa com o intuito de apresentar aos condutores sergipanos a nova aquisição do órgão para fiscalização da Lei Seca. A ação ocorreu na Passarela do Caranguejo, onde os policiais se dirigiram aos bares para fazer simulações com os cidadãos.

Com o aparelho, denominado etilômetro passivo, é possível apontar se há vestígios de álcool no organismo do condutor pelo hálito, por captar partículas liberadas no ar durante uma conversa. Segundo o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, o instrumento já é utilizado em grandes capitais e agora servirá como apoio às ações da polícia de trânsito em Sergipe.

“Buscamos com essa blitz educativa apresentar aos condutores esse novo aparelho. É importante ressaltar que o etilômetro passivo não indica o nível de concentração de álcool do condutor, mas aponta se a pessoa está ou não com vestígios de álcool. Caso o equipamento apresente o resultado positivo, o condutor será convidado a realizar o teste do etilômetro convencional, que vai indicar o índice de teor alcoólico de ar expelido pelos pulmões do condutor submetido ao teste”, explica. Ele indica ainda que o fato do equipamento apresentar o resultado positivo não significa que o condutor será autuado, uma vez que existe a tolerância permitida pela legislação.

A ação educativa não se limitou aos condutores que passaram no local da blitz. Os policiais da CPTran foram aos bares da Passarela do Caranguejo para distribuir panfletos educativos e demonstrar aos clientes o uso do novo equipamento, bem como o do bafômetro convencional, que mede o índice de teor alcoólico. “Muita gente pediu aos policiais para fazer o teste do bafômetro para saber qual seria a consequência do resultado caso estivesse dirigindo”, conta Machado.

Segundo o comandante da CPTran, a ação superou as expectativas. “Tivemos a grata surpresa de verificar nos bares que já existe uma conscientização verdadeira de que não se pode beber e dirigir. Percebemos que em quase todas as mesas havia pelo menos uma pessoa eleita por eles para ser o motorista da vez e que este consumia apenas refrigerante ou água de coco. Ficamos satisfeitos e felizes, com o sentimento de dever cumprido”, aponta o capitão Fábio Machado.

 

Fonte: Detran/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Homem é preso suspeito de roubar casas em construção em Estância
30/06/2022  17h28 Homem é preso suspeito de roubar casas em construção em Estância
Indivíduo já tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo
Nova presidente da Caixa já foi vítima de violência doméstica
30/06/2022  16h48 Nova presidente da Caixa já foi vítima de violência doméstica
Em março de 2019, ela foi alvo de violência por parte de um ex-companheiro
Cinco acidentes e uma prisão: PM faz balanço da Operação Festejo Junino
30/06/2022  16h16 Cinco acidentes e uma prisão: PM faz balanço da Operação Festejo Junino
BPRv intensificou ações de prevenção no trânsito em todo o estado
Sejuc / Reprodução
30/06/2022  15h44 Mãe é presa ao tentar entrar com drogas em visita ao filho no Compajaf
Uma segunda mulher também foi detida carregando entorpecentes
SSP/ Reprodução
30/06/2022  14h00 Mais de 4,4 mil armas de fogo foram apreendidas em SE nos dois últimos anos
Estatística consta do Anuário Brasileiro da Segurança Pública referente a este ano