Blitz educativa apresenta etilômetro passivo a condutores | F5 News - Sergipe Atualizado

Blitz educativa apresenta etilômetro passivo a condutores
Cotidiano 16/05/2012 09h54


O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE –, através da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran –, realizou na noite da sexta-feira, 11, na Orla de Atalaia, uma blitz educativa com o intuito de apresentar aos condutores sergipanos a nova aquisição do órgão para fiscalização da Lei Seca. A ação ocorreu na Passarela do Caranguejo, onde os policiais se dirigiram aos bares para fazer simulações com os cidadãos.

Com o aparelho, denominado etilômetro passivo, é possível apontar se há vestígios de álcool no organismo do condutor pelo hálito, por captar partículas liberadas no ar durante uma conversa. Segundo o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, o instrumento já é utilizado em grandes capitais e agora servirá como apoio às ações da polícia de trânsito em Sergipe.

“Buscamos com essa blitz educativa apresentar aos condutores esse novo aparelho. É importante ressaltar que o etilômetro passivo não indica o nível de concentração de álcool do condutor, mas aponta se a pessoa está ou não com vestígios de álcool. Caso o equipamento apresente o resultado positivo, o condutor será convidado a realizar o teste do etilômetro convencional, que vai indicar o índice de teor alcoólico de ar expelido pelos pulmões do condutor submetido ao teste”, explica. Ele indica ainda que o fato do equipamento apresentar o resultado positivo não significa que o condutor será autuado, uma vez que existe a tolerância permitida pela legislação.

A ação educativa não se limitou aos condutores que passaram no local da blitz. Os policiais da CPTran foram aos bares da Passarela do Caranguejo para distribuir panfletos educativos e demonstrar aos clientes o uso do novo equipamento, bem como o do bafômetro convencional, que mede o índice de teor alcoólico. “Muita gente pediu aos policiais para fazer o teste do bafômetro para saber qual seria a consequência do resultado caso estivesse dirigindo”, conta Machado.

Segundo o comandante da CPTran, a ação superou as expectativas. “Tivemos a grata surpresa de verificar nos bares que já existe uma conscientização verdadeira de que não se pode beber e dirigir. Percebemos que em quase todas as mesas havia pelo menos uma pessoa eleita por eles para ser o motorista da vez e que este consumia apenas refrigerante ou água de coco. Ficamos satisfeitos e felizes, com o sentimento de dever cumprido”, aponta o capitão Fábio Machado.

 

Fonte: Detran/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
20/04/2024  09h45 Chuvas e trovoadas podem ocorrer em regiões de Sergipe neste fim de semana
São previstas trovoadas e chuvas intensas no litoral, agreste e sertão do estado
BPRv/Reprodução
20/04/2024  09h26 Acidente na SE-331 em Pinhão deixa cinco pessoas hospitalizadas
Colisão frontal envolveu 3 veículos, entre eles, um equipamento agrícola artesanal
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
O animal foi encontrado em alto-mar por um grupo de pescadores, no último domingo
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado