Bloqueio de rua prejudica atendimento de usuários no Ciras | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Bloqueio de rua prejudica atendimento de usuários no Ciras
Por semana, o Centro de Integração Raio do Sol presta assistência a 600 pessoas com deficiência
Cotidiano | Por Aline Aragão 16/08/2018 18h30 - Atualizado em 17/08/2018 07h00


O protesto realizado por moradores na Avenida Rosa Sul no bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), chega ao quarto dia nesta quinta-feira (16) e está prejudicando o atendimento aos usuários do Centro de Integração Raio do Sol (Ciras) que fica na localidade.

Para cobrar melhorias, os manifestantes bloquearam a via, impedindo a passagem de veículos. Com isso, impedem também a rotina de atividades do Ciras, que através de convênio com a Prefeitura Municipal de Aracaju, atende cerca de 600 deficientes (físicos e mentais) por semana e está tendo que fechar as portas mais cedo, deixando muita gente sem assistência.

“Tivemos que suspender o atendimento na parte da tarde para evitar conflito. São nossos vizinhos e quem precisa resolver essa questão é o poder público”, lamentou a diretora do Ciras, Carolina Carvalho.

Carolina diz ainda que entende o protesto e compartilha da mesma situação pela falta de pavimentação na rua, mas discorda que o livre acesso seja impedido. “Enfrentamos a mesma dificuldade que eles, quando não é poeira é lama, que é muito pior. Imagine empurrar uma cadeira de rodas na lama! Mas não posso aceitar que eles determinem quem passa ou não por aqui, o livre acesso é direito de todos. E o pior é o poder público permitir isso por tantos dias”, desabafa.

Ela disse ainda que agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram no local, mas não fizeram nada.

Por meio de nota, a Prefeitura de Aracaju disse que foi informada da situação pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) e que enviou agentes da SMTT ao local, mas com a recusa dos manifestantes, a Semdec acionou a Polícia Militar.

O chefe de comunicação da Polícia Militar de Sergipe, Major Fábio Machado, disse ao F5News que “a PM em nenhum momento foi informada de qualquer situação de bloqueio em via pública no Santa Maria”.

Ainda de acordo com o major, não é competência da PM a desobstrução de via pública, mas caso seja necessário, o apoio policial pode ser solicitado via oficio ou até mesmo pelo CIOSP, a depender da situação. “A PM pode dar suporte, quando solicitada, no caso de ambiente hostil, para garantir a segurança e a ordem”, disse.

Em mais uma nota, a Prefeitura de Aracaju informou que irá enviar uma outra equipe da SMTT para desobstrução da via com o apoio da Polícia Militar.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado