Campanha pretende imunizar prematuros | F5 News - Sergipe Atualizado

Campanha pretende imunizar prematuros
Sociedade quer diminuir índices de hospitalização de bebês no primeiro dia de vida
Cotidiano 30/06/2011 09h45


A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) está lançando a segunda edição da Campanha Nacional “Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido. A campanha tem como objetivo conscientizar médicos e a sociedade sobre a importância da imunização adequada de prematuros com fim na redução da taxa de hospitalização de bebês prematuros no seu primeiro ano de vida.

 

Segundo dados mais recentes divulgados pela SBIM, em cerca de 10 anos a sobrevida do bebê prematuro aumentou de 60% para a 95%. Para a entidade o aumento da expectativa de vida se deve à evolução dos métodos de tratamento, tecnologia e mobilização preventiva.

 

Os dados revelam ainda que sete em cada 100 bebês que nascem no Brasil são prematuros. Destes bebês nascidos com idade gestacional inferior a 35 semanas, 15% são hospitalizados por conta do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por infecções respiratórias, como bronquiolite, pneumonia. O VSR, ainda pouco conhecido pela sociedade, é o principal agente de infecções respiratórias em crianças prematuras.

 

Para se ter uma ideia, o risco de complicação e a taxa de hospitalização - em decorrência da infecção pelo VSR - nestes bebês é de 10 vezes mais que os nascidos de gestações completas.

 

O neonatologista Renato Kfouri, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) explica que os prematuros necessitam de atenção diferenciada quando se trata de imunização. Além das vacinas comuns aos bebês, eles precisam devem tomar vacinas como Hepatite B e se imunizar contra o VSR.

 

A proteção contra o VSR é indicada durante os meses de maior circulação do vírus que vai de março a setembro (devem ser aplicadas cinco doses ao longo de cinco meses). A campanha orienta ainda sobre a forma e periodicidade de imunização contra doenças como tuberculose, hepatite B, pneumonia, gripe, poliomielite, diarréia pelo rotavírus e as enfermidades cobertas pela vacina tríplice (tétano, difteria e coqueluche).

 

O calendário de vacinação para prematuros é diferenciado e está disponível no site da campanha (www.prematuroimunizado.com.br). Em Sergipe o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) fica no Hospital de Urgências de Sergipe.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado