Capacitação na Orla Por do Sol visa retorno das atividades | F5 News - Sergipe Atualizado

Capacitação na Orla Por do Sol visa retorno das atividades
Emsurb realiza capacitação para empresários e barqueiros que atuam com turismo
Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 10/08/2020 20h04


A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu início, nesta segunda-feira (10) à capacitação dos proprietários de embarcações e empresários que exploram as atividades turísticas na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro. A iniciativa objetiva repassar os protocolos de segurança sanitária necessários para quando os serviços na região forem retomados.

Durante a qualificação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), foram abordados critérios que abrangem os aspectos de higienização e distanciamento social estabelecidos pela Emsurb, no sentido de ofertar um destino seguro aos visitantes e profissionais envolvidos nas operações de turismo.

As orientações para o disciplinamento de embarque e desembarque de turistas; instruções para desinfecção das embarcações e demais objetos utilizados, a exemplo de máquinas de cartão de crédito, coletes salva vidas; lotação máxima dos barcos apenas com membros da mesma família; uso do álcool gel 70%; EPIs para barqueiros e funcionários, e limite de passageiros por embarcação, foram explicadas pela equipe técnica da empresa municipal.

A importância da adesão ao programa Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, também foi explanada na ocasião pela representante da Semict, Viviane Castro, que apresentou os objetivos dessa estratégia neste momento de retorno às atividades.

“Para ter acesso ao Selo, as empresas e trabalhadores de turismo precisam estar devidamente inscritas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), e todos que operam na Orla Pôr do Sol já possuem esse cadastro. Por isso, a partir dessa capacitação e da adesão ao programa, eles estarão incentivando para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19”, enfatizou Viviane.

Gilson Brito dos Santos, que trabalha na Croa do Goré, considerou os esclarecimentos positivos. “Estamos vivendo uma realidade diferente com essa pandemia. Por isso, este encontro foi muito importante, pois acabou com as dúvidas de muitos, principalmente com relação às medidas de higiene que devemos adotar de agora em diante”, afirmou ele.

“É essencial estarmos a par de todos os cuidados necessários para o um retorno seguro. É bom tanto para nós que trabalhamos na área, como também para os turistas que procuram por passeios nessa região”, comentou o empresário do setor, Genilson Brito dos Santos.

A capacitação acontece até esta terça-feira (11) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, sob a coordenação da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa). Os encontros foram organizados no turno da tarde e divididos em 12 turmas com no máximo seis pessoas cada, obedecendo todas as medidas de segurança (distanciamento, máscara e higienização).

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado