Caps denuncia irregularidade na custódia de portadora de esquizofrenia | F5 News - Sergipe Atualizado

Caps denuncia irregularidade na custódia de portadora de esquizofrenia
Paciente está no Presídio Feminino e não no Hospital de Custódia
Cotidiano 14/02/2012 18h18


Por Míriam Donald

A coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Bispo do Rosário, o Caps da Barra dos Coqueiros, está denunciando o que define como uma situação irregular envolvendo a paciente Márcia da Conceição Mello, 34, presa no dia 18 de janeiro deste ano, acusada de ter maltratado seus filhos - levando, inclusive, um deles à morte. No dia 23 de janeiro, ela foi transferida para o Presídio Feminino de Nossa Senhora de Socorro (Prefem), desagradando o Caps, que avalia que, como portadora de esquizofrenia, Márcia não deveria ser custodia em meio as presas “comuns”, mas sim no Hospital de Custódia.  

De acordo com a assistente social do Caps, Wézia de Oliveira Lope (foto), Márcia foi acolhida em 2010 e sempre esteve acompanhada de perto por ela. Wézia mostrou o prontuário e explicou o quadro da interna. Ela disse que Márcia foi encaminhada ao Caps pelo Hospital São José devido a uma crise pessoal que sofreu.

Ela chegou ao centro com sintomas de alteração comportamental, agitação psicomotora, angústia, discurso delirante, idéias suicidas, alucinações auditivas e insônia. Diante dos sintomas, ela foi inicialmente diagnosticada com Psicose Não Orgânica Não Identificada e considerada inapta para trabalhar ou até mesmo cuidar dos filhos sozinha.

Segundo sua mãe, Berenice da Conceição Machado Mello, Márcia tem sete filhos e saiu da Barra dos Coqueiros, onde reside sua família, para morar no bairro Piabeta com o marido, pai de sua filha mais nova, Ana Beatriz, 2 anos. Além de Ana Beatriz, moravam com ela, Maria Clara, 8 anos, e Valdir Júnior, 6 anos, que faleceu. Os outros quatro filhos, Diogo de 17, Danrley, 15, e Darlisson, 13, moravam com seus pais. Já a mais velha, Daniele, 19 anos, morava com a Berenice. Segundo Wézia, assistente social, toda vez que Márcia ia ao Caps para seções de tratamento, Daniele sempre a acompanhava.

Dona Berenice esclareceu que não sabia onde a filha estava. “Só fui ter notícia dela quando aconteceu isso. Ela estava morando na Taiçoca, por causa de um desentendimento com o marido e não queria que ele fosse atrás”, explica a mãe. Questionada sobre como a filha sustentava os netos, ela disse que Márcia recebia benefícios porque era doente e que agora se aposentará pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). “Depois que ela foi presa, fiz uma declaração no cartório e vou levar ao INSS para ela receber a aposentadoria”, destaca.

Sobre a morte do neto, dona Berenice não soube esclarecer muito, mas afirmou que Valdir Júnior - o filho de 6 anos - tinha feito exames e estava com anemia. Ela ainda disse que não sabia se ele estava sendo alimentado direito, já que a mãe passava por transtornos e não tinha condições de criá-los sozinha.

 

Situação atual

A situação de Márcia é delicada, enquanto aguarda decisão judicial para que seja retirada do presídio, e seja colocada em um centro de tratamento ou presídio especializado. Sua mãe está cuidando da sua situação e da sua saúde. Ela já legalizou a guarda das crianças assim como foi a Nossa Senhora do Socorro procurar um defensor público, mas segundo ela, ele só terá atendimento do defensor, após o Carnaval. 

Dona Berenice denuncia que Márcia está sendo ameaçada por outras presas. “Outras presas queriam maltratá-la, por conta da morte do meu neto, mas ela não teve culpa. Ela é uma boa mãe”, indigna-se dona Berenice. Ela disse que as ameaças foram controladas, mas, mesmo assim, teme. “Sabe uma pessoa perdida? Sou eu”, desabafa.

Mais Notícias de Cotidiano
Líder de facção que agia em municípios de SE e BA morre em confronto
23/05/2022  06h49 Líder de facção que agia em municípios de SE e BA morre em confronto
Ele foi localizado pela Polícia Civil sergipana na cidade de Ribeira do Pombal
Divulgação
23/05/2022  06h26 Polícia Civil prende suspeito de furto de motocicletas na cidade de Lagarto
O homem também é investigado pela prática de furto em uma residência
PC prende suspeito de dois homicídios em Nossa Senhora do Socorro
23/05/2022  06h23 PC prende suspeito de dois homicídios em Nossa Senhora do Socorro
Investigado foi localizado na cidade de Igarassu, em Pernambuco
Assessoria de Comunicação/Reprodução
22/05/2022  20h00 Laércio participa de ação do Woman's Club em Aracaju
Evento teve participação de moradoras de duas comunidades carentes e seus filhos
Reprodução/TV Anhanguera
22/05/2022  17h30 Homem, de 85 anos, morre em GO com mais de 500 picadas de abelhas
Ele foi atacado enquanto limpava um lote vizinho e morreu em hospital de Goiânia