Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
Houve aumento de amostras no último mês, mas testagem ainda é baixa, diz Lacen
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 04/07/2022 19h45


A taxa de positividade para a covid-19 em Sergipe é de cerca de 60% das amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) no último mês de junho,.

Os dados foram divulgados pelo superintendente do Lacen, Cliomar Alves, em entrevista ao jornal Nova Manhã, da rádio Nova Brasil, nesta segunda-feira (04). 

Segundo Cliomar Alves, a maioria das pessoas apresenta sintomas leves, comuns às síndromes gripais "Mas é importante coletar a amostra, senão a gente não vai saber se é covid ou não”, registra.

Ele também disse que, quando comparado ao último aumento da curva, os números de casos positivos ainda estão baixos. Só que os pacientes diagnosticados com a síndrome gripal que, segundo ele, são os casos mais leves, estão apresentando alta.

"A gente tem observado essa dinâmica de aumento e de redução do número de casos e temos identificado que a maior reincidência é realmente de pessoas com síndrome gripal”, afirmou Cliomar

Nesses casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Lacen orienta que os hospitais coletem as amostras e enviem para o laboratório, para que seja feito o mapeamento.

Quanto aos sintomas, o superintendente disse que tem chamado a atenção a associação dos infectados por covid e que apresentam uma inflamação de garganta. Mas existe um porém: a baixa procura pela testagem

“As pessoas, apesar de estarem com sintomas, não estão procurando fazer os testes. É importante fazer o teste para saber se você está doente e para evitar a transmissão para outras pessoas e para se tratar adequadamente”, adverte Cliomar Alves.

Ainda de acordo com o superintendente, o laboratório recebia cerca de 50 amostras por dia, mas, no último mês, este volume teve um aumento de 500% e foi para 250 a cada dia. Mesmo assim, segundo Cliomar Alves, ainda não é uma amostra de quantidade satisfatória. 
 

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado