Ciclovias e ciclofaixas: opções para quem deseja andar de bike em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Guia de Mobilidade
Ciclovias e ciclofaixas: opções para quem deseja andar de bike em Aracaju
Atualmente, a capital sergipana tem mais de 70km de vias exclusivas para ciclistas
Cotidiano | Por Emerson Esteves* 30/09/2020 07h00


Seja pela rapidez e praticidade, seja pelo custo-benefício, com foco na saúde e no meio ambiente, as bicicletas se tornam cada vez mais importantes como meios alternativos de transporte nas grandes cidades. Em Aracaju são mais de 70km de ciclovias e ciclofaixas - conforme dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de 2016. Esse cenário possibilita aos moradores da capital ter na bicicleta um meio não apenas de lazer, mas também de locomoção para o trabalho.  

Aracaju é a terceira capital em maior extensão de ciclovias e ciclofaixas no Nordeste, atrás apenas de Fortaleza (198km) e Salvador (85.9Km). No cenário nacional, entre todas as capitais, a de Sergipe ocupava a 12ª colocação, também pelo levantamento de 2016.

Diante desse cenário, F5News preparou esse guia com as principais ciclovias e ciclofaixas de Aracaju para você que deseja andar de bike pela cidade. Antes é preciso ter em mente as diferenças entre ciclovias e ciclofaixas. 

Enquanto na ciclovia o espaço é de circulação exclusiva de ciclistas, inclusive separada fisicamente do tráfego dos demais veículos, a ciclofaixa tem o espaço delimitado na própria pista (junto com os demais veículos), calçada ou canteiro, exclusiva aos ciclistas. 

Ciclovia Heráclito Rolemberg - A ciclovia Heráclito Rolemberg se estende por 1.700 metros e é uma importante rota de ligação entre os bairros Orlando Dantas, Santa Maria, São Conrado e Farolândia, na zona Sul da cidade, com a região central de Aracaju. 

 Ciclovia Avenida Beira-Mar - Uma importante ciclovia que auxilia ciclistas/bicicleteiros entre os aglomerados urbanos dos bairros Centro, Treze de Julho, Salgado Filho, Coroa do Meio, Inácio Barbosa e Farolândia. Também e muito utilizada como rota de passeio e lazer com destino para a região da Praia de Atalaia.  São 7.450 metros de extensão - a maior da cidade.

Ciclofaixas da Avenida Augusto Franco - É a infraestrutura cicloviária mais antiga de Aracaju. Localizada na avenida Augusto Franco (popularmente chamada de Rio de Janeiro), ela foi construída em decorrência da linha férrea existente nessa via. Os seus 4.860 metros conectam a Zona Oeste e a Zona Sul da cidade e é interligada com a Ciclovia da avenida Tancredo Neves. A ciclofaixa passa ao largo de igrejas, supermercados, universidade e outras instituições de ensino.

 Ciclovia Avenida Tancredo Neves - Uma das principais avenidas de Aracaju também possui uma importante ciclovia. Com 7.180 metros de extensão e construída em 2008, a ciclovia da Tancredo Neves atravessa a cidade da zona Sul até as zonas Norte e Oeste. Por ela é possível ter acesso a terminais de integração de transporte público, universidade e centros de ensino. É mais uma importante via de deslocamento para ciclistas/bicicleteiros. 

Conheça a ONG Ciclo Urbano 

Se você já é um ciclista ou está pensando em comprar uma bicicleta para sair pedalando por Aracaju, conhecer a ONG Ciclo Urbano é imprescindível. Ela foi criada em 2007 com o objetivo de contribuir com as políticas públicas voltadas para esse modal de transporte na cidade. A ONG organiza atividades, projetos e é uma referência nacional pelo trabalho que vem desempenhando. 

*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/04/2024  12h05 Fortes pancadas de chuva voltam a atingir Aracaju e causam alagamentos
Divulgação PF
23/04/2024  10h26 Homem é preso em operação contra o tráfico na Grande Aracaju
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado