Prossegue rebelião em presídio de Aracaju, com cinco pessoas reféns | F5 News - Sergipe Atualizado

Prossegue rebelião em presídio de Aracaju, com cinco pessoas reféns
Internos querem transferência para outra unidade, alegando falta de segurança
Cotidiano | Por Aline Aragão 11/08/2020 20h00 - Atualizado em 12/08/2020 07h00


A Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) acaba de informar que, até por volta  das 19h30, as negociações para encerramento da rebelião que ocorre no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, continuavam em andamento. A Sejuc destaca que os próprios internos afirmaram que o motim não foi desencadeado pela suspensão das visitas, mas sim por demandas relacionadas ao interesse deles por transferências para outras unidades prisionais. 

A rebelião teve início na manhã desta terça-feira, 11, por volta das 8h30. A negociação está sendo conduzida pelo coronel Reinaldo Chaves, secretário-executivo da Sejuc, em conjunto com a Polícia Militar e Comissão dos Direitos Humanos. 

São seis internos que mantém cinco servidores terceirizados da Sejuc como reféns. Embora eles estejam em posse de facas e pedaços de ferro, a situação é considerada sob controle no momento. Equipes do Grupo de Operações Penais Especiais (Gope), Comando de Operações Especiais (COE) e Batalhão de Choque da PM fazem a negociação.

A rebelião começou com sete reféns, mas no final da manhã, dois reféns que estavam feridos foram liberados, os demais permanecem sob ameaça e, segundo a Sejuc, estão abalados psicologicamente. "Os dois reféns liberados são funcionários terceirizados e estavam com perfurações leves. Foram atendidos pelo Samu e levados ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)", disse o secretário executivo do Departamento do Sistema Prisional (Desipe), coronel Reinaldo Chaves, que já dialogou com os internos e procura uma alternativa para liberar os reféns.

 

Segundo Chaves, o restante da população carcerária do presídio de segurança máxima está isolada nos pavilhões e não tem acesso à área da ocorrência. Ele diz que a situação no momento está sob controle, mas destaca que os presos estão armados, e que tudo pode mudar de uma hora para outra. "É uma situação momentânea, porque os internos estão armados com facas e pedaços de ferro", diz.

Ele afirmou também que os internos não estão machucados e que o objetivo nesse momento é garantir a integridade física de todos, detentos e reféns. Disse ainda que os presos fizeram uma carta de reivindicações e tudo está sendo acompanhado pela comissão de Direitos Humanos, formada por três advogados. "Estamos analisando as reivindicações, fazendo as tratativas, entrando em contato com o IML, mas lembro que temos seis internos, condenados com penas altas, tem um que tem pena de 248 anos e estão armados".

Sobre como os detentos tiveram acesso a facas e barras de ferro, o coronel destacou que o Compajaf é um presídio de segurança máxima, onde tudo é monitorado, e que será instaurado um procedimento para apurar como essas armas chegaram até eles.

"A Sejuc e o Governo do Estado reiteram que a preocupação no momento é finalizar a ocorrência, de modo em que esteja assegurada a integridade física dos internos e dos servidores da unidade prisional", diz a nota enviada à imprensa.

 

Em relação à motivação da rebelião, o coronel afirmou que não tem a ver com a suspensão de visitas, como foi dito antes. "Esse motim que foi desencadeado hoje não tem nada a ver com a visita, quando eu cheguei eu tratei com os internos e eles disseram que não tem a ver com a visita, são reivindicações de transferências, porque eles não se sentem seguros aqui".

Segundo a Sejuc, há uma previsão de flexibilização gradual das visitas a partir de 1 de setembro, para isso, todas as tratativas estão sendo feitas na secretaria há cerca de 20 dias, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias.

* Matéria atualizada às 20h00 para acréscimo de informações

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado