Colaboradores do instituto Lar de Zizi pedem por vacina contra covid-19 | F5 News - Sergipe Atualizado

Colaboradores do instituto Lar de Zizi pedem por vacina contra covid-19
Cerca de 13 profissionais aguardam liberação do código para vacinação em Aracaju
Cotidiano | Por Laís de Melo 10/06/2021 14h46


Os funcionários da instituição filantrópica Lar de Zizi, localizada no bairro Luzia, em Aracaju, estão na luta pela vacinação contra a covid-19. Por funcionar como creche e atender diariamente cerca de 60 crianças carentes, os colaboradores da unidade entendem que já deveriam ter sido incluídos no cronograma de vacinação, no entanto, segundo denúncia da moradora da comunidade que acompanha o trabalho do Lar de Zizi, Auxiliadora Moreira, a Secretaria Municipal da Saúde ainda não liberou o código de vacinação. 

Segundo Auxiliadora, a instituição conta com apenas 13 colaboradores, entre coordenadores, estagiários, serviços gerais, cozinheiros e educadores. “Eu vejo a situação com muita indignação porque eles têm um trabalho muito sério, e desde que o decreto governamental permitiu que a educação infantil e creche voltasse a funcionar, eles estão presencialmente, enquanto professores de outras instituições de ensino que estão em formato remoto, já estão se vacinando”, disse ela ao F5 News. 

Ainda conforme a denunciante, a coordenação do Lar de Zizi já buscou a Secretaria Municipal da Saúde, no entanto, não obteve respostas. “Eles já levaram ofício e print das inscrições no site da prefeitura, mas nada da vacina ser liberada”, disse. 

E continua. “Não se consegue explicar o que está acontecendo. Porque eles estão dentro do perfil, já estão inscritos, são da educação infantil, mas ainda não foram vacinados. Inclusive, estão trabalhando diariamente em um clima muito tenso, porque o esposo da coordenadora faleceu de covid-19. É uma realidade que chegou dentro da instituição”, reitera Auxiliadora. 

A vacinação para professores da educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (1º e 2º), que estão em sala de aula, iniciou em Sergipe no dia 24 de maio. Além dos professores, fazem parte desse grupo outros profissionais que estão dentro das unidades escolares, como merendeiras, vigilantes, oficiais administrativos, executores de serviços básicos, etc. 

SMS

Procurada por F5 News, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a vacinação de profissionais de Educação é realizada com base nos dados enviados pelas Secretarias de Educação do Município e Estado, responsáveis pelas redes públicas de ensino, e pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe Estados (Fenem), responsável pela rede particular e filantrópica. “Os dados dos profissionais que atuam no Lar de Zizi foram enviados nesta quinta-feira (10) para a Fenem e ainda não constam na base de dados da SMS”, disse a Comunicação do órgão. 

Além disso, a SMS esclarece que em reunião para debater a vacinação dos profissionais de Educação, com a presença de representantes das Secretarias de Educação do Município, do Estado e da Fenem, foi acordado que as informações sobre profissionais de instituições de ensino privada e filantrópicas seriam centralizadas na Federação.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado