Compliance: uma ferramenta de prevenção e gerenciamento de riscos | F5 News - Sergipe Atualizado

Compliance: uma ferramenta de prevenção e gerenciamento de riscos
Na gestão pública, serviço pode contribuir para evitar atos de corrupção
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 18/05/2019 06h16


Estar em conformidade com leis e regulamentos, e manter a empresa atendendo às normas de órgãos reguladores ainda é um desafio na gestão, seja pública ou privada. Diante da diversidade do arcabouço legal vigente para cada tipo de atividade, o desconhecimento de procedimentos e a quase inexistente cultura de prevenção no país, muitos gestores ainda não conseguem se ater aos parâmetros necessários para garantir a integridade e a imagem da sua administração.

A análise é do advogado José Benito Soares, que atua no direito público, trabalha na administração pública há seis anos, e destaca os desafios no setor frente às mazelas da corrupção. 

Pensando nisso, o profissional do Compliance, comumente conhecido como compliance officer, segundo ele, se tornou uma ferramenta importante para auxiliar na prevenção e no gerenciamento dos riscos que comprometem a gestão e a sustentabilidade das atividades exercidas pelas pessoas, sejam gestores ou colaboradores, “que devem escolher, sempre, fazer o que é certo, até que este comportamento se naturalize”, diz.

Derivado do verbo inglês “to comply”, que significa cumprir, o compliance atua na busca do cumprimento das legislações vigentes, normativos interno e externo da instituição, promovendo uma cultura organizacional baseada na ética e na transparência. No Brasil, a área se tornou atuante após a vigência da Lei Anticorrupção.

No combate à corrupção

A ocorrência de infrações legais que gerem penalidades, como multas, prisão, proibição de contratar com o Poder Público, ou até mesmo a extinção da empresa, pode ser evitada através deste serviço, de acordo com Benito Soares. Na gestão pública, essa implementação contribui, especialmente em relação aos atos de corrupção, promovendo o controle das ações e combatendo perdas, desvios e roubos que podem ocorrer.

“Funciona de forma proativa e preventiva, implementando programas de integridade, gerenciando riscos, definindo controles internos, detectando e tratando condutas que estejam em desacordo, que possam gerar prejuízos financeiros, ambientais, sociais, entre outros. Sem dúvida, um grande avanço para a melhoria da gestão pública”, explica ele, citando a Lei Anticorrupção, que responsabiliza empresas que contratam com o Poder Público e praticam atos lesivos à administração pública. 

Apesar de no mercado brasileiro a área ainda estar em crescimento e amadurecimento, nos Estados Unidos o Compliance já se consolidou, conforme o advogado. “Os gestores estão notando a importância de atuar de forma preventiva, com o fim de atingir seus objetivos de forma segura, minimizando seus riscos. Assim, será possível, dentre outros benefícios, o aumento dos lucros e redução de prejuízos”, ressalta.

Um processo sistemático e contínuo 

O Compliance possui três pilares que são considerados fundamentais: Integridade, Gestão de Riscos - para ajudar ao gestor na tomada de decisões - e Controles Internos – primordiais para que se alcance os objetivos estratégicos fixados pelo Poder Público, processo conduzido pela administração e outros profissionais da entidade para proporcionar maior segurança e garantir a transparência da gestão. “Gestão de riscos e controle interno eficientes significam garantir o Compliance, isto é, ser e estar em conformidade”, explica. 

Entre os benefícios de sua implementação, segundo Benito Soares, constam a redução de custos com passivos judiciais; a neutralização de riscos de sanções administrativas (autuações e multas); planejamento e redução de carga tributária; maior segurança jurídica nas relações comerciais; a conquista de credibilidade; bom relacionamento com órgãos de fiscalização; aumento da competitividade e lucratividade do negócio; e a proteção e melhoria da imagem institucional.

“Todas as empresas, independente do seu porte (pequeno, médio ou grande), e especialmente aquelas que se relacionam com o Poder Público, precisam implementar um programa de Compliance efetivo, seja através de um setor específico ou uma assessoria externa. Isso ocorre em decorrência da exigência social pela busca da integridade, transparência e ética, bem como pela busca da conformidade legal, através da gestão de riscos e aplicação de mecanismos de controles internos, especialmente pelo que dispõe a Lei Anticorrupção”, completa Soares.

Mais Notícias de Cotidiano
PMA/Reprodução
17/04/2024  18h30 Dez novos ônibus são integrados ao transporte público da Grande Aracaju
Outras empresas do transporte coletivo também devem entregar novos veículos em breve
Divulgação
17/04/2024  18h20 Ambulatório de Hospital Cirurgia completa um ano em novo espaço
Unidade no Siqueira Campos fez mais de 50 mil atendimentos e tem 39 consultórios
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/04/2024  18h00 Meteorologia alerta para chuvas intensas no Nordeste até o dia 24
Previsão indica predomínio de tempo úmido e com chuvas em grande parte da região
SMS Aracaju
17/04/2024  16h45 Prefeitura orienta população sobre controle do caramujo africano
Saiba como lidar com a presença do vetor nas residências e cuidados a serem tomados
Energisa/Ilustrativa
17/04/2024  16h45 Energisa Sergipe terá mudança na tarifa com efeito de +1,43% em residências
Os novos valores entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (22) no estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado