Comportamento do jovem é determinante para conseguir o primeiro emprego | F5 News - Sergipe Atualizado

Mercado de trabalho
Comportamento do jovem é determinante para conseguir o primeiro emprego
Programa Aprendiz Integrado, de Sergipe, já atinge outros estados brasileiros
Cotidiano | Por F5 News 17/06/2022 12h00


“O comportamento do jovem é um dos principais fatores para ele conseguir o seu primeiro emprego e também do seu desligamento de uma empresa”. A afirmação é da coordenadora nacional do programa de aprendizado Aprendiz Integrado, Mafra Meris, responsável pela qualificação de jovens para o mundo do trabalho.

Como explica ela, o jovem não tem currículo, não possui experiência profissional, portanto, seu comportamento e a sua forma de se comunicar são os principais critérios observados pelos recrutadores de Recursos Humanos das empresas.

Pesquisas recentes com recrutadores mostram que o comportamento inadequado é um dos principais obstáculos que dificultam a contratação de jovens pelas empresas (48%), seguidos da falta de qualificação (25%), falta de experiência (16%). Em quarto e quinto lugar, respectivamente, vem a economia do país (7%) e a ausência de um segundo idioma (3%).

“O primeiro emprego pode ser determinante para o futuro da carreira do jovem”,  diz  Mafra Meris. E completa: “é nesse momento que ela ou ele começa a adquirir experiência profissional e inicia a construção da sua imagem, mostrando o que cada um pode se tornar no futuro”.

Educação corporativa
O provérbio popular diz que “educação vem de casa”, mas não a educação profissional, corporativa. Por isso, a Lei do Aprendiz (10.097/2000) determina que  médias e grandes empresas contratem jovens entre 14 e 24 anos, na condição de aprendiz.

Conforme a lei, o aprendiz deve ser acompanhado por um programa de qualificação, enquanto trabalha na empresa. “No programa Aprendiz Integrado, o jovem é preparado não só para a função a que foi destinado, como também é qualificado para o mundo do trabalho, antes e durante o contrato. Isso sem custo para o jovem e nem para a empresa”, explica a coordenadora Mafra Meris.

O primeiro teste de comportamento começa logo depois da inscrição do jovem no @aprendizintegrado, onde ele faz o seu cadastro online para concorrer a uma vaga numa empresa. Em seguida, as empresas são convidadas para observá-los numa Arena, local onde os candidatos participam de grupos de trabalho e, em seguida, eles dizem por que sua contratação será uma boa aquisição para a empresa.

Vinícius Santos, 25 anos, é um exemplo da importância do treinamento e de persistência para o jovem iniciante. Ele participou de oito arenas até ser aprovado: “Eu ficava só observando o pessoal, sem coragem de falar para as empresas sobre o meu valor, mas um dia decidi: È agora! Consegui ser aprovado e anos depois cheguei a chefe”, relata. Atualmente, Vinícius tem seu próprio negócio no município da Barra dos Coqueiros e continua no Aprendiz Integrado como voluntário. 

Na segunda-feira, 20 de junho, novos candidatos participam da Arena do Aprendiz Integrado, a partir das 14h na Escola do Legislativo de Sergipe, na Praça Fausto Cardoso- Centro.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Igor Azevedo
25/04/2024  14h55 Prefeitura promove 3ª edição da Campanha de Adoção neste sábado
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
25/04/2024  14h45 Chuvas moderadas a intensas podem atingir Sergipe até o fim de sábado (27)
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h39 Tomate, Harmonia e Léo Santana fazem parte do Lagarto Folia; confira
Freepik/ Ilustrativa
25/04/2024  13h30 Redes Sociais: o que você precisa saber para treinar seu algoritmo?
Divulgação Governo de Sergipe
25/04/2024  11h20 Escola de Governo abre inscrições para curso de Língua Brasileira de Sinais

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado