Composto lácteo e leite, entenda a diferença entre os dois | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Composto lácteo e leite, entenda a diferença entre os dois
Semelhança dos produtos pode confundir o consumidor na hora da compra
Cotidiano | Por F5 News 27/09/2022 09h00


A ida ao supermercado pode gerar dúvidas para aqueles consumidores que não estão atentos na hora de observar os rótulos e descrição dos produtos que desejam comprar. Os compostos lácteos e o leite, por exemplo, têm embalagens e formatos similares, mas se diferenciam em seus derivados, na prática conhecida como “alimentos mascarados". Nas redes sociais, os internautas comentam sobre as semelhanças dos produtos. 

Outro exemplo, é o leite condensado que tem uma versão semelhante, conhecida como mistura láctea condensada,  o que pode resultar em uma série de dúvidas ao consumidor.  

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), no ano de 2019, a indústria de laticínios foi um dos setores que teve maior crescimento no país.  

Diferença entre leite e composto lácteo 

O cálcio é o mineral de maior presença no leite, auxiliando na saúde óssea e também regulando os processos intracelulares, entre outros benefícios. A nutricionista Mayra Lima, formada pelo Centro Universitário Estácio, explica as diferenças existentes entre o composto lácteo e o leite.

“Composto lácteo não é leite! ele pode ter no mínimo 51% de produtos lácteos, pode ter corantes, aditivos, açúcar, gordura vegetal, maltodextrina, como também pode ser acrescentado algumas vitaminas, minerais, fibras e probióticos e ômega 3. É um alimento processado”, afirma a nutricionista.

Ainda segundo ela,  leite é um composto natural, e por isso tende a ser melhor para a saúde humana, sendo composto de gordura, vitaminas, proteínas, minerais, lactose e enzimas.

“Já o leite em pó tem que ter necessariamente 100% de ingredientes lácteos, é leite verdadeiro. Só que sem água, ele passou pelo processo de desidratação e também pode ser acrescentado de algumas vitaminas e sais minerais também”, detalha Mayra Lima. 

Direito do consumidor 

A principal função dos rótulos dos alimentos é promover a segurança, pois as informações neles contidas têm o intuito de informar e deixar o consumidor ciente daquilo pelo que está pagando. 

Os rótulos não devem fornecer informações que possam levar ao consumidor compra por engano ou erro, a composição natural do produto, ingredientes e a sua origem, são um direito fundamental da população e devem estar de forma clara visivelmente e no idioma do país. 

O consumidor tem ainda o direito ao reembolso do valor pago na compra de qualquer alimento estragado ou vencido e, caso o produto apresente algum problema, é possível efetuar a troca.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado