Confira o que abre e fecha no período de Carnaval em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Confira o que abre e fecha no período de Carnaval em Aracaju
De 28 a 2 de março será ponto facultativo para o funcionalismo público de Sergipe
Cotidiano | Por F5 News 25/02/2022 12h15


Nesta sexta-feira (25) inicia o período carnavalesco, que segue até a próxima Quarta-feira de Cinzas (02/03). Devido à pandemia da covid-19 ainda evidente no território sergipano, os cinco dias não poderão ser curtidos com folia, mas o descanso será inevitável, já que o comércio, segundo convenção coletiva das categorias, e o funcionalismo público de Sergipe e Aracaju, com o ponto facultativo, estarão fechados durante os dias 28 e 1º de março. 

A população deve se manter atenta às alterações de horários e funcionamento dos estabelecimentos comerciais e serviço público. Confira abaixo o que abre e fecha durante o período:

Vacinação

Não haverá vacinação contra a covid-19 nos dias 28, 1º e 2 de março, e todo o serviço será retomado na quinta-feira, 3. 

Atendimento

Aracaju manterá em funcionamento os equipamentos de saúde para atendimento de casos de síndromes gripais, tendo acesso ao serviço pessoas nesse quadro residentes em Aracaju, e serviços de Urgência e Emergência nos hospitais municipais Fernando Franco (Farolândia) e Nestor Piva (18 do Forte).

O Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal continuará funcionando todos os dias, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h), com os serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação. Nos casos mais graves que procurarem o Centro, será providenciada transferência de forma prioritária para uma das unidades de urgência da rede municipal de Saúde.

Para os casos com sintomas mais delicados, estarão funcionando em regime 24 horas as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco (Farolândia) e Nestor Piva (18 do Forte). O atendimento da Rede de Urgência e Emergência (Reue) continuará sendo ofertado nos dois hospitais municipais, incluindo os contêineres para atendimento exclusivo de síndromes gripais e suspeita de covid-19, que seguem com serviço 24h. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará normalmente.

O atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue sendo um serviço porta aberta, entretanto, nos dias do ponto facultativo funcionará apenas para o acolhimento noturno.

Mercados

Na segunda-feira (28), os mercados centrais Antônio Franco e Thales Ferraz funcionam das 6h às 16h45. Na terça, 1º de março, esses centros de compras estarão fechados;

Os demais mercados municipais, inclusive o central Virgínia Franco e o setorial Milton Santos (Augusto Franco), passam por limpeza geral e estarão fechados nesses dias (28 e 1º);

Na Quarta-feira de Cinzas (2), os mercados centrais e setoriais da cidade reabrem a partir das 6h.

Feiras livres

Não há feira livre às segundas;

A única feira organizada pela Prefeitura às terças é a do Batistão, mas na próxima semana, dia 1º, estará suspensa;  

Na quarta-feira (2), serão realizadas normalmente, no período da tarde, as feiras dos conjuntos Dom Pedro, Augusto Franco, Orlando Dantas e do bairro Bugio.

Operacional

A coleta do lixo domiciliar e demais serviços de limpeza pública acontecem normalmente. Os ecopontos da cidade estarão em pleno funcionamento, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

O programa Cata Treco inicia a semana (28) atendendo o bairro Porto Dantas. Já na quinta (3) e sexta-feira (4) circulará pelo bairro Coroa do Meio.

Na região litorânea, as ações direcionadas à limpeza na faixa de areia, com serviços de varrição e recolhimento de resíduos, ocorrem com o reforço no quantitativo de agentes.

Parques, Chica Chaves e Orla 

De sábado (26/2) até a Quarta-feira de Cinzas (2/3), o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Jardins, abrirá para caminhadas, atividades esportivas e de lazer em seu horário habitual, das 5h às 21h30. O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, também funcionará normalmente, das 6h às 18h;

O Centro de Artesanato Chica Chaves, no bairro Industrial, não funciona às segundas-feiras. Na terça (1º) e quarta-feira (2) o espaço estará fechado, reabrindo na quinta-feira (3), a partir das 9h;

Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol (Mosqueiro) ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h.

Semdec

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará nos dias de validade do decreto.

Educação

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque da Sementeira, e as unidades de ensino municipais estão em período de férias.

Funcaju

Todas as unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estarão fechadas.

Shoppings RioMar e Jardins 

Sábado (26/02) – Todas as lojas e operações de lazer funcionam das 10h às 22h.

Domingo (27/02) – Restaurantes, praças de alimentação e lazer abrem das 12h às 21h. Lojas e quiosques funcionam das 14h às 20h.

Segunda (28/02) – Restaurantes, praças de alimentação e lazer funcionam das 12h às 21h. Demais lojas e quiosques estarão fechados.

Terça (01/03) - Restaurantes, praças de alimentação e lazer funcionam das 12h às 21h. Demais lojas e quiosques estarão fechados.

Quarta-feira de Cinzas (02/03) – Todas as lojas funcionam das 10h às 22h.

Supermercados 

A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informa que a data em que se comemora o Carnaval, 1° de março, não é feriado em Sergipe e por isso o comércio varejista de gêneros alimentícios pode optar pelo funcionamento.

“A definição das datas que são feriados é estabelecida pela Lei Federal 10.607/2002, que não inclui o Carnaval como feriado. Nos estados e municípios em que a data não é feriado, como em Sergipe, o trabalho nesses dias é permitido, podendo o empregador optar por manter normalmente a atividade ou dispensar seus empregados do trabalho, sem prejuízo da remuneração”, explica a Comunicação da Ases.

Ferreira Costa 

O Home Center Ferreira Costa, em Aracaju, no sábado de Carnaval (26/02) irá funcionar das 8h às 21h, no domingo (27/02) das 09h às 18h e fechará na segunda (28/02) e na terça-feira (01/03) de Carnaval. No dia 2 de março funcionará das 8h às 21h. 

Os clientes podem efetuar compras de maneira online, por meio do site www.ferreiracosta.com

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado