Confira o que se sabe sobre a vacinação contra a Covid-19 em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Pandemia
Confira o que se sabe sobre a vacinação contra a Covid-19 em Sergipe
Ministério da Saúde deve começar a enviar doses da Coronavac nesta segunda-feira
Cotidiano | Por Will Rodriguez 17/01/2021 17h24 - Atualizado em 17/01/2021 19h23


Com a aprovação do uso emergencial de duas vacinas contra covid-19, o Ministério da Saúde deve iniciar a distribuição dos lotes para vacinação nesta segunda-feira (18) a todos os estados, de forma igualitária e simultânea. A informação é do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que concedeu coletiva após a reunião da Anvisa que autorizou a distribuição das vacinas Coronavac e Oxford em todo o país neste domingo (17). Em Sergipe, a previsão é que a vacinação seja iniciada na quarta-feira (20).

A previsão inicial do governo de Sergipe era de contar com 600 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, conforme protocolo de intenção de aquisição assinado no começo do ano. No entanto, como todas as doses da Coronavac foram requisitadas pelo Ministério da Saúde, o Estado aguarda a divisão que será feita pelo governo federal conforme o parâmetro de proporcionalidade do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

O Plano Estadual de Imunização estima que 679.468 sergipanos façam parte dos grupos prioritários, que devem ser imunizados em quatro fases distintas. Os trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos institucionalizados, e indígenas aldeados recebem a vacina numa primeira fase. Na segunda fase, pessoas acima de 60 anos serão o alvo. Pessoas com comorbidades na terceira fase e, por fim, os professores, profissionais das forças de segurança e salvamentos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional numa quarta fase. Existe ainda a possibilidade de alteração nas fases, considerando o quantitativo disponibilizado de vacinas.

A expectativa do Governo de Sergipe é imunizar pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários contra Covid-19. Em Aracaju, mais de  138 mil pessoas devem ser vacinadas, com base nos grupos prioritários definidos.

O F5 News apurou com fontes do Ministério da Saúde que há uma previsão inicial de envio de 50 mil doses para Sergipe. Essas vacinas devem ser levadas de avião até o estado da Bahia, de onde serão transportadas em caminhões para a capital sergipana. Esse planejamento, contudo, pode ser revisado. 

Na Secretaria de Estado da Saúde, uma entrevista coletiva está sendo organizada para detalhar o cronograma de vacinação. O governador Belivaldo Chagas ainda não confirmou oficialmente se participará do ato programado pelo governo federal para a entrega simbólica dos imunizantes na manhã desta segunda.

“Eu determinei que houvesse uma taxa de risco colocada na distribuição para que um estado que tivesse mais risco pudesse ter algo mais de entrega”, informou o ministro Pazuello. Segundo ele, essa taxa de risco é variável e pode ir mudando conforme mudanças nos dados de casos e mortes.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, usou as redes sociais para comemorar a aprovação das vacinas pela Anvisa.

Em Sergipe, mais de 127 mil pessoas já receberam diagnóstico positivo para covid-19 e outras 2.629 morreram em decorrência da infecção. 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem um estoque de 700 mil seringas específicas para a vacinação contra a doença e em fase de licitação de mais 2 milhões de unidades. O processo licitatório terá a abertura das propostas no próximo dia 26, informa o Plano Estadual. 

Armazenamento 

O governo estadual também diz ter assegurada a estrutura e logística para transporte e armazenamento das doses da vacina, que devem chegar à Sergipe já nesta segunda. O transporte dos imunizantes está previsto para começar às 7h da manhã desta segunda com apoio do Ministério da Defesa, com deslocamento aéreo. 

Quanto estiver sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, essas vacinas devem ser armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (CEADI), que conta com duas câmaras frias para armazenamento de imunobiológicos na temperatura positiva entre +2º C+ 8º C, 05 freezers convencionais para armazenamento de vacinas negativas na temperatura entre -30º C e - 15º C, e congelamento de bobinas reutilizáveis.

Se houver lotes de vacinas que exijam temperaturas de 70° negativos, serão utilizados 2 freezers disponibilizados pelos laboratórios de pesquisa do HU/UFS com capacidade para 820 litros – armazenamento de 200.000 doses.

Além disso, a SES possui rede de Frio Regional, localizado no município de Propriá, com estrutura semelhante, com câmaras de conservação de vacinas para armazenamento de imunobiológicos em temperatura positiva, freezers para armazenamento de bobinas reutilizáveis, almoxarifado e área técnica.  

Distribuição

O transporte para os municípios e ou regional de saúde será realizado por via terrestre, em caminhões refrigerados estaduais e ou carros municipais considerando a distância e estrutura logística da regional de saúde.

Para o transporte terrestre, em caminhões refrigerados, os imunobiológicos serão armazenados à temperatura positiva (+2°C e +8°C), agrupados em caixas térmicas com bobinas reutilizáveis, monitoramento contínuo da temperatura por meio de instrumentos de medição adequados visando à validação do processo de segurança, sendo a entrega de responsabilidade do estado.

Os municípios mais próximos da capital (20 municípios das regionais de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro) retiram os imunobiológicos na Central Regional de Imunização (CEADI). Já os municípios mais distantes (39 municípios das regionais de Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto) recebem os imunobiológicos no município por meio dos caminhões refrigerados sob a responsabilidade da coordenação estadual de imunização. 

A região de saúde de Propriá, por possuir a Central Regional de Imunização, recebe os insumos do programa de imunização para contemplar todos os municípios da região de saúde através do caminhão refrigerado da CEADI, e 15 municípios desta região fazem a retiradas dos insumos diretamente na regional de saúde. 

Para distribuição e armazenamento da vacina contra a Covid-19 será realizada a articulação com a Secretaria de Segurança Pública para garantir a guarda dos imunobiológicos. O mesmo ocorrerá com os municípios, que deverão organizar também essa guarda segura dentro de sua rede de serviços.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
20/04/2024  09h45 Chuvas e trovoadas podem ocorrer em regiões de Sergipe neste fim de semana
BPRv/Reprodução
20/04/2024  09h26 Acidente na SE-331 em Pinhão deixa cinco pessoas hospitalizadas
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado