Confira programação de homenagens póstumas ao ex-governador João Alves | F5 News - Sergipe Atualizado

Confira programação de homenagens póstumas ao ex-governador João Alves
Urna será recebida pela guarda de honra da PM e fará cortejo pelas ruas da cidade
Cotidiano | Por F5 News 28/11/2020 15h44


As homenagens póstumas ao ex-governador João Alves Filho, que morreu na última terça-feira (24), se estenderão por toda segunda-feira (30), iniciando com a chegada das cinzas ao Aeroporto Internacional de Aracaju; cortejo no carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, e encerrando com a celebração de uma missa. A programação oficial foi divulgada pela família neste sábado (28).

A chegada das cinzas está prevista para 11h30 em um voo da Latam. De acordo com a programação, a senadora Maria do Carmo e filhas desembarcarão após o esvaziamento do voo e levarão a urna até a área externa do aeroporto.

Na área externa, a Guarda de Honra, formada por cadetes e integrantes da cavalaria e choque da Polícia Militar, fará a recepção das cinzas, e será feito um toque de silêncio. A urna será conduzida ao carro do Corpo de Bombeiros, que realizará o cortejo fúnebre por ruas de Aracaju. Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, madrinha do ex-governador, seguirá no carro, junto à urna. A Polícia Militar fará o processo de escolta, balizamento do comboio e reforçará o policiamento local. 

Em atenção às normas sanitárias, não serão desenvolvidas atividades na área interna do prédio, e a cerimônia será restrita, sendo desaconselhada a presença nesse local. 

O cortejo seguirá pelas ruas de Aracaju, passando por alguns pontos importantes e icônicos das gestões de João Alves Filho, como a orla da Atalaia e a ponte Aracaju/Barra, com parada no Palácio Museu Olímpio Campos, onde a urna será recebida com as honras militares protocolares e a cantora Amorosa fará a execução do Hino Nacional. As 13h30 será aberta à visitação, despedidas e homenagens, da família, de autoridades e de amigos.

A visitação será pública e haverá disciplinamento do acesso, com controle de temperatura e observação do distanciamento entre as pessoas. O controle será feito pelo Cerimonial do Governo de Sergipe. Os visitantes serão orientados a circundar a urna e deixarem o ambiente. A permanência no interior do Palácio será restrita à família, a amigos mais íntimos e às autoridades locais e nacionais que se fizerem presentes. Em função das regras sanitárias, a família estará preservada por um cordão de isolamento e os cumprimentos deverão ser realizados respeitando-se o distanciamento. 

As 17h o cortejo segue para a Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, localizada no Conjunto Médici, onde será celebrada a Missa da Esperança, pelo 7º dia da morte do ex-governador. A cerimônia religiosa será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José da Costa, em cocelebração com os padres Marcelo, José Lima, Alailson (pároco da Igreja) e Valtervan. O padre Valtervan foi confessor de  João por mais de 10 anos e fará a Homilia. A cantora Amorosa fará homenagens durante a Missa. 

O ato religioso será aberto, mas restrito a 100 pessoas na área interna da igreja, observando a regra de distanciamento. Ao final das homenagens, as cinzas serão entregues à família.

Em respeito ao desejo da família, de preservar um estado de introspecção, a senadora Maria do Carmo e filhos não concederão entrevistas, nem darão depoimentos, durante a realização das cerimônias fúnebres 

As solenidades no Palácio Museu e na Igreja serão transmitidas ao via TV Aperipê.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Igor Azevedo
25/04/2024  14h55 Prefeitura promove 3ª edição da Campanha de Adoção neste sábado
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
25/04/2024  14h45 Chuvas moderadas a intensas podem atingir Sergipe até o fim de sábado (27)
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h39 Tomate, Harmonia e Léo Santana fazem parte do Lagarto Folia; confira
Freepik/ Ilustrativa
25/04/2024  13h30 Redes Sociais: o que você precisa saber para treinar seu algoritmo?
Divulgação Governo de Sergipe
25/04/2024  11h20 Escola de Governo abre inscrições para curso de Língua Brasileira de Sinais

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado