Gacc Sergipe
Congresso online “Câncer Com Ciência” acontece de 1º a 30 de novembro
Evento trará informações sobre tipos de câncer, autocuidados e direitos dos pacientes
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 17/10/2020 07h00

Saber mais sobre a doença, o autocuidado e os seus direitos é essencial para o melhor resultado dos tratamentos do câncer. É o que o Congresso “Câncer Com Ciência”, voltado para pacientes, familiares e cuidadores vai proporcionar de 1º a 30 de novembro. A iniciativa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) acontece pelo terceiro ano de forma online e gratuita. 

Serão mais de 150 palestras gravadas e online sobre a doença e conteúdos afins. No evento, os principais especialistas do Brasil passarão informações claras e atuais sobre os vários tipos de câncer, seus tratamentos, autocuidados e direitos dos pacientes, com o objetivo ainda de que o paciente atravesse essa jornada com mais confiança. 

As inscrições já estão abertas através do site www.cancercomciencia.com.br, onde o participante preenche alguns dados pessoais, escolhendo sobre que tipo de câncer deseja obter informação ou todo o conteúdo que for escolhendo. Qualquer pessoa pode se inscrever, sejam pacientes, cuidadores, profissionais de saúde ou voluntários, e assistir aos conteúdos nos dia e horário da própria escolha. O evento já era realizado online, mas pela primeira vez o material ficará disponível durante 30 dias. 

O participante terá acesso a todos os vídeos sobre a doença, como câncer de próstata, rim, bexiga, leucemias, colo do útero, ovário, mama, entre outros, e também poderá tirar dúvidas enviando perguntas, além de poder acessar salas com dicas, por exemplo, sobre alimentação, exercícios, cuidados paliativos, medicina integrativa, fertilidade e sexualidade.

O congresso também disponibiliza informações sobre os cuidados especiais e rotinas no cenário da pandemia de Covid 19. Ulla Ribeiro, gerente geral do Grupo de Apoio à Criança Com Câncer de Sergipe (Gacc), única instituição do estado parceira do evento, ao lado de grandes instituições do país e que atende crianças e adolescentes, comenta que a pandemia tem causado dificuldades aos pacientes com câncer que estão no grupo de risco, sobretudo devido à necessidade de cumprir as medidas de prevenção. 

"Muitos tratamentos foram afetados, paralisados. Consultas e exames foram reduzidos em seus atendimentos. E o reflexo será no agravamento da doença, fora a saúde mental que também foi afetada. O Gacc buscou fazer o atendimento remoto com a assistência social e psicológica para passar as devidas orientações e cuidados, além de distribuir nas cestas básicas: máscaras e álcool em gel quando recebemos de doações. Dessa forma, tentamos minimizar as dificuldades e o impacto de risco para eles", explica Ulla.

O Gacc é parceiro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) há mais de cinco anos com o Projeto Dodói, que visa a humanização do tratamento do câncer em crianças, que recebem kits com bonecos, jogos e revistas da Turma da Mônica.

Também é parceiro do Projeto OncoEnsino, uma plataforma de educação voltada para profissionais de saúde. "E o Gacc disponibiliza o acesso quando instituições de saúde e municípios apoiam o Projeto de Diagnóstico precoce da entidade. Profissionais de saúde dos municípios de Aracaju, Tobias Barreto, Divina Pastora e Simão Dias, entre outros, já foram capacitados através dessa plataforma, que é especializada em oncologia, afirma Ulla Ribeiro.

"O Gacc também faz parte do Movimento Todos Juntos contra o Câncer e agora é apoiador, divulgador do congresso em Sergipe. Somos a instituição referência aqui no Estado para o congresso. E todos esses projetos são promovidos pela Abrale", completa.

Mais Notícias de Cotidiano
Com 83.794 casos, Sergipe chega a 2.172 mortes pelo coronavírus
25/10/2020  20h07 Com 83.794 casos, Sergipe chega a 2.172 mortes pelo coronavírus
Foto: divulgação
25/10/2020  18h20 Obra altera trânsito na avenida Anísio Azevedo, zona sul de Aracaju
Foto: SES/Reprodução
25/10/2020  07h00 Dia da Saúde Bucal: odontologista destaca importância da prevenção
Apreensões feitas pelas equipes do Denarc em Aracaju. Foto: SSP-SE
24/10/2020  10h03 Denarc apreende cocaína, maconha e material de campanha em Aracaju
SSP anuncia porte de arma e concurso público para a perícia em Sergipe
24/10/2020  09h58 SSP anuncia porte de arma e concurso público para a perícia em Sergipe