Conheça iniciativas sustentáveis de coleta de lixo em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
Conheça iniciativas sustentáveis de coleta de lixo em Sergipe
Centro de Reciclagem da Barra dos Coqueiros conta com primeiro triturador de vidro
Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 15/08/2022 12h45


Ainda neste mês de agosto, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, município da Grande Aracaju, irá inaugurar o novo Centro de Reciclagem da cidade. Com a promessa de impulsionar a coleta seletiva de resíduos no município, o Centro vai contar com maquinários adquiridos a partir de uma emenda parlamentar no valor de R$ 162 mil.

O grande destaque é o triturador de vidro - o único do estado. De acordo com Edson Aparecido, secretário municipal do Meio Ambiente, a novidade é de extrema importância. "Quando reciclamos o vidro, ou compramos vidro reciclado, estamos contribuindo com o meio ambiente. Esse material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza”, registra.

Atualmente, o lixo do município na Grande Aracaju é descartado no aterro sanitário de Rosário do Catete, sem passar por uma seleção. Já a coleta de materiais recicláveis é realizada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catre), que conta com 172 trabalhadores incluídos no Cadastro Único da Barra.

A expectativa é que, com a inauguração do Centro de Reciclagem, se aprimore o serviço. "Com esse espaço, poderemos dar melhores condições de trabalho para eles e, consequentemente, emprego e renda para todos aqueles que trabalham nessa área na coleta seletiva de resíduos", afirmou Edson Aparecido ao F5 News.

Em outras cidades sergipanas, as gestões municipais também desenvolvem algumas iniciativas nesse sentido. O F5 News conversou com as pastas de Meio Ambiente de alguns deles, a fim de entender como se dão as respectivas coletas de resíduos.

Aracaju
Na capital sergipana, a Prefeitura disponibiliza alguns serviços por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O Cata-treco dá a destinação correta a móveis e objetos que não têm mais serventia. Os itens são coletados na porta das residências a partir de cronograma semanal estabelecido pelo órgão. Além disso, o serviço também pode ser acionado pela população, por meio do telefone 79 3021 9908.

Aracaju conta ainda com Ecopontos, onde podem ser descartados resíduos sólidos. Há seis estações, distribuídas nos bairros Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont, Dezessete de Março, Ponto Novo e Inácio Barbosa.

Também há 57 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade, destinados à coleta de materiais recicláveis como plásticos, vidros, metais, papéis e seus derivados.

São Cristóvão
A Cidade Mãe de Sergipe vem implantando e discutindo uma série de ações para aumentar a sustentabilidade no município.

Atualmente, São Cristóvão conta com o serviço de coleta seletiva por meio da Associação de Catadores, que atua no Centro Histórico e bairros adjacentes. Os materiais reciclados são vendidos e geram renda para as famílias dos catadores.

Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), disponibiliza o serviço de Cata Treco, por meio do qual  resíduos domésticos volumosos como móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos são recolhidos gratuitamente. A população pode solicitar o serviço por meio do telefone 79 99901 5522.

Lagarto 
Na Capital do Interior, a prefeitura implementou a cooperativa de materiais recicláveis (COOPCAL) para o desenvolvimento de atividades como a coleta seletiva municipal da zona urbana e a expansão e coleta de materiais recicláveis dos empreendimentos do município.

A cooperativa conta com licença ambiental e atende a legislação para realizações das atividades. Todos os cooperadores são cadastrados nos programas de assistência do município, por meio do qual recebem auxílios. 
Atualmente, a COOPCAL coleta uma média de 150 a 200 toneladas mensais de resíduos recicláveis em Lagarto.

Itabaiana
Em Itabaiana, o serviço de coleta de recicláveis também é realizado por uma cooperativa. A Prefeitura disponibiliza caminhão e outros subsídios, como fardas, para os trabalhadores. Entretanto, nem todo o território do município é coberto pela iniciativa. 

Os resíduos sólidos inservíveis tem como destino o aterro sanitário de Itabaiana.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado