Crianças recebem orientação sobre os benefícios da alimentação saudável
Cotidiano 08/04/2015 14h29O Programa Saúde na Escola (PSE), que integra a Coordenação de Promoção a Saúde (Cops), realizou na manhã desta quarta-feira (08), mais um trabalho de orientação alimentar, em parceria com os alunos de Nutrição da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase). A ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alcebíades Vila Lobos, localizada no bairro Industrial.
O projeto é desenvolvido semanalmente em escolas da rede pública municipal, fazendo avaliação e orientação nutricional em cerca de 10 estudantes a cada visita. Segundo a nutricionista Jamile Costa, as atividades lúdicas, como a montagem de pratos saudáveis, auxiliam no aprendizado da garotada. “Além de mostrar o que tem que ter no prato em cada refeição, orientamos sobre os perigos que os produtos industrializados trazem à saúde”, disse.
A nutricionista reforçou que é importante a participação dos pais para que o projeto tenha êxito. “Sabemos que quem compra os alimentos são os pais, então no final do acompanhamento, solicitamos uma reunião com os pais, para que eles se conscientizem e nos auxiliem, em casa”, ressaltou Jamile Costa.
A pequena Franciely Andrade, de 10 anos, diz que agora pede para os pais colocarem feijão no prato. “Minha mãe faz feijão todos os dias, mas eu não comia. Agora, depois do que aprendi aqui na escola, como todos os dias, para não ter anemia”, afirmou a estudante.
O colega João Victor Santos confirmou que também tem aprendido como levar uma vida mais saudável. “Depois do que eles ensinaram a gente, passei a comer mais frutas e verduras, e hoje aprendi que os doces causam diabetes e cáries. Agora vou comer menos, para continuar com os dentes saudáveis”, ressaltou o menino.
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado e chuva fraca
Estudo mostrou que pessoas cujo café da manhã continha de 20% a 30% do total de calorias diárias apresentaram melhores indicadores de saúde
A categoria é melhor Centro de Convenções de Médio e Pequeno Porte do Nordeste.
O certame será realizado no domingo, dia 15 de dezembro
Instituições estaduais debateram formas de melhorar a qualidade de vida deles