Criminosos usam tecnologia para bloquear alarmes de veículos em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Criminosos usam tecnologia para bloquear alarmes de veículos em Sergipe
Polícia alerta para aparelho que possibilita arrombamento de carros
Cotidiano 01/02/2016 20h00


Por Fernanda Araujo

Neste final de semana um sergipano foi preso na Bahia minutos após arrombar um veículo usando um aparelho que bloqueia o sinal do alarme e o travamento das portas de carros. Saulo Vieira Bispo, 30, e mais dois comparsas tentaram furtar os pertences que estavam dentro do carro de um cliente da concessionária Toyota Terra Forte. Mas foram flagrados pela vítima, que acionou a polícia. Os outros homens fugiram. Saulo confessou que já havia violado outros veículos da mesma forma, usando o aparelho.

Há um mês, em Sergipe, um engenheiro que trabalha na Prefeitura de Maruim foi vítima deste mesmo golpe, que bloqueia o alarme do veículo. Foram furtados uma mochila, um notebook e documentos. O crime aconteceu próximo à agência da Caixa, em Maruim. Na semana passada, no estacionamento do Banco do Brasil do bairro Coroa do Meio, em Aracaju (SE), houve também um arrombamento de carro. Há suspeita de que o criminoso tenha usado esse equipamento para facilitar o furto.

Esses e mais outros casos têm levado a polícia sergipana a investigar o uso desses aparelhos, o que não é nenhuma novidade em Sergipe, como conta o delegado Marcelo Cardoso. “Teve agora certa repercussão porque apareceu imagem de um caso nas redes sociais. Já teve uma apreensão desse aparelho aqui em 2014. Ele bloqueia o travamento das portas, emite sinais eletromagnéticos que impedem que o seu controle, geralmente também virtual, trave as portas”, explica o delegado.

Não é só o aperfeiçoamento da modalidade desse tipo de crime que assombra, mas também a facilidade em comprar o aparelho, que pode ser adquirido pela internet. “Em um dos casos, o criminoso disse que comprou o aparelho na internet, mas não especificou em qual local, mas deve ter em sites como Mercado Livre. Outro comprou em Feira de Santana (BA) numa feira chamada Feiraguai, onde vende produtos importados. Ou seja, não é um produto controlado, qualquer pessoa pode comprar e utilizá-lo com facilidade”, ressalta Cardoso.

Ao registrar a ocorrência, a polícia questiona se há sinais de arrombamento. Na maioria dos casos, segundo Cardoso, os sinais existem já que os bandidos utilizam chave de fenda para arrombar a fechadura. No entanto, se não há sinais, não significa dizer que foi com o aparelho, o assaltante pode ter usado uma chave falsa.

“A gente só tem condições de afirmar, realmente, que foi com esse aparelho quando a ação criminosa é filmada ou tem testemunha, como foi aquele caso do estacionamento do Banco do Brasil, na Coroa do Meio. Nas imagens dá para perceber que o cara não força porta nenhuma, e ela está aberta, tudo leva a crer que ele usou o aparelho para inibir o travamento das portas”, assegura o delegado.

É uma ação rápida, mas, de acordo com o delegado, se o motorista estiver atento ele pode perceber. Ao fechar a porta, geralmente, tem o som do alarme ou da trava, a maioria dos aparelhos inibe essa sonoridade. “Pode ser que varie de aparelho. Por isso, mesmo usando o travamento elétrico, o motorista deve se certificar, puxar a porta para ver se realmente ela está fechada. O pessoal já sai do carro apressado, trava e não tem o cuidado de checar, é nesses casos que alguns se aproveitam”, orienta. A polícia também recomenda que, se possível, não deixe pertences de grande valor dentro do veículo.

 

Fotos: reprodução internet

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado