Cristãos falam sobre o Dia Nacional do Evangélico | F5 News - Sergipe Atualizado

Cristãos falam sobre o Dia Nacional do Evangélico
Cotidiano 30/11/2012 12h01


Por Fernanda Araujo

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105), esse é um dos trechos do livro da Bíblia que mais reflete o sentido de ser evangélico. Segundo o censo do IBGE o número de evangélicos corresponde a 42% da população brasileira.

Comemorado em 30 de novembro, o Dia Nacional do Evangélico foi instituído pelo Governo no calendário oficial brasileiro, em um decreto no Diário Oficial da União em 16 de setembro de 2010. A data foi criada e garantida pela lei 893/95, a partir de um projeto do então deputado do Distrito Federal Carlos Xavier.

Assim como existe o Dia da Bíblia, comemorado em datas distintas por evangélicos e católicos, o dia do evangélico não é um feriado, no entanto, apesar de nem todos conhecerem a data, para eles é mais um dia de representar reconhecimento do país por esse tipo de público e de lembrar a crença vigente nesse universo segundo a qual Jesus Cristo seria "o único salvador".

Evangélicos

Evangélica há 11 anos, a dona de casa Maria Galdino (foto ao lado) não conhecia e sequer tinha ouvido falar do dia. Para ela, 30 de novembro é um momento dos fiéis se proporem a evangelizar, pregando o que acreditam ser a "palavra de Deus". “Tem dia de tudo, por que não do povo de Deus?, coloca, classificando a data como um dia diferente para os crentes, mas "diante de Deus", um dia normal.

Maria afirma que ser evangélica é ser diferente. Segundo ela, durante os anos em que se tornou evangélica, a sua vida mudou para melhor. “Jesus Cristo transformou a minha vida, eu posso de dizer que eu tenho vida. Estou viva porque eu vivo a vida de Cristo. Evangélico é ser diferente do povo deste mundo, não na matéria, mas nas atitudes. O povo de Deus louva a Deus, o povo deste mundo louva uns aos outros. Ser crente é ter o grande amor de Dele em nossos corações”.

Elaine Melo (foto ao lado), 22 anos, é evangélica desde a infância e considera o dia como reconhecimento ao povo cristão. “Nós constituímos um número considerável da população brasileira. Ser evangélico é ter uma vida completamente voltada para Cristo, permitindo que Ele transforme nosso modo de pensar e de agir, ou seja, é viver em uma busca diária para alcançar um caráter semelhante ao de Jesus”, salienta.

“Acredito que esta data represente o espaço, respeito e liberdade que estamos ganhando ao longo do tempo. O número de evangélicos no Brasil tem aumentado consideravelmente com o passar dos anos. Ser evangélica é viver o Evangelho de Cristo, aprender segundo os ensinamentos que Ele nos deixou e estar junto cada vez mais do Pai, Filho e do Espírito Santo”, diz Graziele Valéria (foto ao lado), evangélica há 11 anos. 

Um pastor da Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo, Ninaldo Simões, critica que não há muito empenho das igrejas ou dos cristãos para comemorar a data. Para ele, a data se tornou comum, sem eventos ou manifestações cristãs. “Desde a semana passada que eu não vi ou ouvi alguém falando ou se manifestando sobre o dia de hoje, muito menos em programa de rádio ou televisão. É uma data nossa, mas acho que, por conta da falta de conhecimento e de entendimento do que é ser evangélico, muitos relaxaram”, afirma.

E continua: – Acho que o dia deveria ser mais divulgado e ter mais valorização. Se cada pessoa fizesse uma manifestação na sua igreja, cada igreja fizesse algum evento, ou pastores se juntassem com outros líderes, a data poderia ser mais lembrada. Como no mundo há muitas datas, esse seria o momento de lembrar ao mundo o nosso dia. Mas, acho que se cada pessoa fizer isso, automaticamente, os outros também farão.

Foto principal: Google

Fotos: arquivos pessoais do Facebook

Mais Notícias de Cotidiano
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Mais de 20 projetos e infraestrutura e mobilidade em várias regiões
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Crime aconteceu no início do mês de abril. Investigado foi detido e confessou os crimes
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)
Cinco unidades de atendimento da estatal estão habilitadas para dar entrada no benefício
Reprodução Redes Sociais
19/04/2024  08h44 Vídeo: Câmera flagra tentativa de triplo homicídio no Lamarão
Atentado ocorreu na noite da última quarta (17). Duas vítimas continuam em estado grave
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  07h01 Mega-Sena acumula novamente e terá prêmio de R$ 100 milhões
Números sorteados nesta quinta-feira (18) foram: 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado