Curva do Girassol recepciona a primavera no Parque da Sementeira | F5 News - Sergipe Atualizado

Curva do Girassol recepciona a primavera no Parque da Sementeira
As sementes são plantadas três meses antes da primavera
Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 14/10/2019 15h40 - Atualizado em 14/10/2019 16h10


A beleza do verde e amarelo que desabrocha com a Primavera encanta quem passa pelo Parque Augusto Franco (Sementeira) nesta época do ano. O miolo robusto e as pétalas ovais, pecioladas, trazem um toque especial para o que hoje é conhecida como “A curva do Girassol”.

Especialmente pela sua beleza e encantamento causado nas pessoas, assim como sua perenidade, é que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), criou uma área específica para a plantação de girassóis no Parque da Sementeira.

Suas flores são bonitas e grandiosas, e seu nome científico "Helianthus", que significa "flor do sol", traduz perfeitamente a imponência e porte majestoso desta planta.

Podendo atingir alturas que variam de dois a três metros, o girassol tem também em sua família espécies anãs,  que atingem apenas 40 centímetros de altura, o que não o torna menos encantador.

É justamente por esse encanto que a flor foi escolhida para receber a Primavera no Parque, saudando a estação junto com os que por ali passam, como explica o coordenador do Horto Municipal, Vitor Melo.

“A ideia de plantar girassóis surgiu pela beleza ímpar que ele possui, esse amarelo, essa flor grande que é vista de longe pelas pessoas. Junto com isso, vimos também a ideia de plantar o girassol para que ele floresça com a chegada da Primavera”, justifica o coordenador do Horto, local onde são cultivadas as mudas de espécies utilizadas pela Sema.

A preparação para o plantio começa bem cedo, três meses antes da estação das flores. O solo é limpo e preparado para receber a sementes, que são colocadas, em seguida, para germinar. Quando começam a brotar, a equipe da Sema entra em ação com todos os cuidados necessários, como o controle de ervas daninhas, por exemplo, para que a planta floresça saudável, sem danos e desabrochando no momento exato.

“A curva do girassol se tornou um cartão-postal do Parque. As pessoas vêm, param, tiram fotos. A plantação dessas flores foi tão bem-aceita que já ficou no calendário das pessoas. Assim que chega a Primavera, elas já vem aqui para tirar foto com os girassóis. É uma coisa bem simbólica”, relatou o coordenador Vitor Melo.

Famoso pelo posicionamento em direção ao sol (heliotropismo), os girassóis ao amanhecer estão com suas flores voltadas para o leste. Ao longo do dia, eles seguem o sol de leste a oeste, enquanto à noite estão voltados para o oriente. Isso faz destas plantas potentes acumuladores de energia solar, que, em conjunto com seus componentes, tornam vegetais valiosos como alimento/remédio. Essa característica também é considerada em algumas culturas como algo que remete a energias positivas e boas vibrações, fazendo do girassol um grande símbolo de positividade.  

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado