Defesa Civil alerta: raios e relâmpagos exigem cuidados | F5 News - Sergipe Atualizado

Defesa Civil alerta: raios e relâmpagos exigem cuidados
É importante manter a calma para evitar a exposição aos riscos
Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 23/03/2019 11h35 - Atualizado em 23/03/2019 11h52


Apesar dos raios, trovões e relâmpagos causarem certa preocupação na população, é importante manter a calma para evitar a exposição aos riscos. Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), orienta os cidadãos aracajuanos sobre como agir diante desses fenômenos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, as informações coletadas com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) revelam que o nível de chuva se encontra dentro da normalidade. "Este período em que estamos, de março a junho, chamado quadra chuvosa, é o período em que mais chove na nossa capital. Então, o nível de precipitações está dentro da normalidade, em torno de 15 milímetros de média diária", explica.

Já os raios, trovões e relâmpagos são mais incomuns e causam certo estranhamento na população. Por isso, é importante entender do que se trata cada um desses elementos. Os raios, por exemplo, são descargas elétricas que ocorrem em decorrência da polarização elétrica das nuvens, por conta de alguns fenômenos naturais, como tempestades. Já os relâmpagos e trovões são, respectivamente, a energia luminosa e a energia sonora geradas pelo aquecimento dos raios.

Sílvio Prado chama atenção para os cuidados a serem adotados nessas situações. "Não se deve ficar em áreas descampadas. Isso porque os raios tendem a cair no ponto mais alto do local, então em uma área descampada, como um campo de futebol ou na praia, o ponto mais alto pode ser o indivíduo. Também é importante nunca se abrigar próximo de postes e árvores, que são pontos altos e podem conduzir descargas elétricas. Outra observação importante é que não deve ficar dentro de piscinas ou banheiras, já que a água também é uma grande condutora de eletricidade", pontuou .

O coordenador indica os locais mais seguros. "Os locais seguros são dentro de edificações, mantendo sempre distância de janelas, portas e de aparelhos condutores. Se você estiver na rua o local mais indicado é dentro do veículo", conclui.

Além disso, vale lembrar que o serviço de alerta por SMS 40199, da Defesa Civil de Aracaju, emite alertas mediante o cadastro feito pelo celular. Para habilitar o aparelho a receber as informações basta enviar um SMS para o número 40199, e colocar no corpo do texto o CEP da residência ou do local sobre o qual deseje receber as informações. Também está disponível o número emergencial 199, que funciona 24h por dia.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado