Depressão supera diabetes entre moradores de Aracaju, aponta Ministério da Saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Depressão supera diabetes entre moradores de Aracaju, aponta Ministério da Saúde
Saiba as consequência da doença e como buscar ajuda para conseguir tratá-la
Cotidiano | Por F5 News 30/04/2022 07h30


A depressão é uma das doenças que mais preocupam a sociedade atual, chegando a ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como “mal do século”. Ainda segundo o órgão, a estimativa é de que esta seja a quarta principal causa de incapacitação. 

Trata-se de um transtorno psiquiátrico que pode atingir qualquer pessoa, independente de sexo, idade ou condição social. É uma doença considerada silenciosa, e por isso, seus dados muitas vezes podem sofrer subnotificação. 

De acordo com levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças Crônicas por inquérito Telefônico (Vigitel), de 2021, Aracaju apresenta um dado preocupante, já que 10,9% apresenta o diagnóstico de depressão. 

Partindo de uma perspectiva nacional, o Brasil se tornou mais depressivo. Especialistas apontam que a pandemia foi a principal responsável pelo aumento dos índices de depressão no país. A pesquisa da Vigitel aponta que, em média, 11,3% dos brasileiros relatam o diagnóstico de depressão.

“As mudanças de rotina, alimentação, padrão de trabalho, instabilidade financeira ou trabalhista são fatores relacionados a pandemia que impactam na variação dos índices pesquisados pela Vigitel”, conta Chenya Coutinho, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps).

O levantamento consta ainda, que há mais pessoas com depressão do que com diabetes (9,1%), sendo esta, uma condição médica muito comum. 

Como o objetivo fornecer ajuda, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, possui desde abril de 2020, um serviço de plantão psicológico remoto, que funciona através do 0800 729 3534.

Com uma ligação gratuita e sigilosa, a população aracajuana tem disponível um atendimento psicológico imediato, na modalidade de plantão. Este serviço visa garantir a escuta qualificada, realizada por psicólogas, que atuam através de psicoeducação, orientações e encaminhamentos.

Além deste serviço, o município de Aracaju, oferta atendimento presencial nos 06 centros de atenção psicossocial (caps), além dos atendimentos ambulatoriais (regulados)”, acrescenta a coordenadora da Reaps.

Alerta

Todo cuidado é necessário, pessoas que apresentam sintomas de depressão como: tristeza persistente, perda de interesse, ansiedade, fadiga, além de comportamentos considerados perigosos, como automutilação, devem procurar profissionais voltados para a saúde mental. A depressão não tratada pode gerar consequências graves, dentre elas, a propensão ao comportamento autodestrutivo.

A professora de psicologia da Universidade Tiradentes, doutora em saúde e ambiente, Jamile Santana Teles, alerta sobre a importância do acolhimento dos amigos e família para os que enfrentam a depressão. “É o que as outras pessoas podem fazer para ajudar. Faz toda a diferença, seja um abraço, um não julgamento, uma compreensão do momento que a pessoa está enfrentando. Estar disposto a estar com ele, escutar e entender”, relata. 
 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado