Dia da Metrologia: a ciência da medição presente em nosso cotidiano | F5 News - Sergipe Atualizado

Consumidor
Dia da Metrologia: a ciência da medição presente em nosso cotidiano
Das bombas de combustíveis às balanças, técnica tem o objetivo de garantir precisão
Cotidiano | Por F5 News 20/05/2023 09h00


Como você tem certeza se a balança que pesa suas compras está correta? E as bombas dos postos de combustíveis, como você sabe que está pagando pelo o que recebe? A resposta para essas perguntas são encontradas na Metrologia, a ciência das medições que estuda todos os fatores que interferem no processo. Neste sábado (20) é celebrado o Dia Mundial da Metrologia.

Nesse campo, é comum a verificação de bombas de combustíveis e de balanças de mercado, como já mostrado. Mas essa técnica também responde por aferir a precisão de equipamentos na área da saúde como esfigmomanômetros, balanças médicas entre outros. A área foca no desenvolvimento da ciência da metrologia, desenvolvendo novos padrões ou métodos de medição com o objetivo de diminuir incertezas e obter resultados cada vez melhores, sobretudo na produção industrial.

O fato de cada país medir e registrar resultados de forma peculiar dificultava muito a exportação e o comércio. Isso porque, ao comprar algo do exterior, aquele item poderia chegar com proporções totalmente diferentes do adquirido, justamente por cada região entender as unidades e as medidas de uma maneira diferente.

O Dia Mundial da Metrologia é celebrado no dia 20 de maio porque nele, em 1875, na capital francesa, Paris, foi assinada a Convenção de Metro. Nessa data diversos países, inclusive o Brasil, assinaram o tratado, que estabeleceu a uniformidade mundial da medição e a adoção do Sistema Métrico como unidade básica de medida de comprimento.

Em Sergipe, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) é responsável pelos serviços metrológicos desde 1950. Em 1997, é assinado o convênio que torna o ITPS um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe. A efetivação do convênio ampliou a execução dos serviços metrológicos no estado, que antes funcionavam sob a coordenação da Bahia.

Atualmente, o ITPS realiza o controle metrológico de instrumentos de medir, de medidas materializadas e de produtos pré-medidos, através de verificações, fiscalizações e inspeções metrológicas, tendo como objetivo constatar se estão atendendo a legislação do Inmetro.

“A metrologia proporciona uma concorrência justa nas relações de consumo, ao proteger o consumidor e a justa concorrência entre as empresas de diferentes segmentos, que prezam pelos direitos e deveres dos compradores e fornecedores, conforme previsto no código de defesa do consumidor”, disse o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade ao F5 News.

“Nos supermercados e feiras livres, compramos produtos baseados no seu peso. No posto de gasolina, ao abastecer o veículo, ficamos de olho no volume que a bomba de combustível aponta. Nossa conta de energia elétrica ou água é baseada em uma medição do quantitativo que usamos ao longo do mês. Enfim, estamos cercados por instrumentos de medição, o que comprova a presença da metrologia em diversas atividades do nosso dia a dia”, detalha Kaká Andrade.

A metrologia tem finalidades de grande impacto para a economia nacional, ao prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medidas dos processos produtivos e o aumento da competitividade das empresas/indústrias. “A ciência da medição também está atrelada ao controle de qualidade das indústrias e a competitividade de um país no comércio internacional”, explica o diretor-presidente do ITPS ao F5 News.

Um artigo publicado pelo Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Fabio Francisco elenca funções significativas da metrologia. "Processos metrológicos bem definidos pode ajudar empresas a reduzir desperdícios, retrabalho, falhas nos processos e até mesmo acidentes de trabalho, e também é o que faz indústrias, laboratórios ou clínicas alcançarem resultados acima da média e fazerem a diferença na vida dos consumidores”, escreveu.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado