Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado com a distribuição de mudas | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado com a distribuição de mudas
Agrônomos e estudantes distribuíram sucos e instruíram pessoas
Cotidiano 12/10/2011 17h23


Por Míriam Donald

Em comemoração ao dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), a Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), em parceria com o Departamento de Engenharia Agronômica (DEA) e com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Agronomia (CALEA), está promovendo durante a semana uma série de eventos. Iniciado na segunda-feira (10), a data está proporcionando palestras, homenagens, coquetéis de confraternização, plantio de árvores, entre outros.

Na manhã desta quarta-feira (12), o dia foi marcado com a distribuição de Mudas Frutíferas e Florestais e Bolsas Ecológicas no semáforo em frente à sede da AEASE, na Avenida Beira Mar. Lá os Engenheiros Agrônomos e os estudantes do curso, falaram sobre o evento.

De acordo com a AEASE, a programação deste ano, a exemplo da promovida no ano de 2010, terá dois focos principais: a categoria agronômica e a sociedade em geral. Foi isso que definiu o tema deste ano “Cuidando da Terra, semeando ideias e alimentando o mundo”.  Tema decidido em consenso com os estudantes, já que ensina a cultivar a terra, semeia ideias, que é a tecnologia, e alimenta o mundo, questões que são propícias do agrônomo.  

As mudas oferecidas foram disponibilizadas gratuitamente dos agricultores do município de Lagarto, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro/SE).  As mudas distribuídas estavam divididas em frutíferas com pitanga, acerola, maracujá, mamão, jaca, goiaba, pitanga entre outras. Já as mudas da vegetação Mata Atlântica que são diversas estavam a Caibeira, Angico, Ipê Roxo, Sibipuruna e Pau-brasil.

Além dos agrônomos, estudantes do curso trabalharam e prestigiaram o evento. Eles disseram estar satisfeitos em poder ser reconhecidos em sua futura profissão e da valorização da mesma. Para o estudante do quarto período, José Arthur Santos Souza, que participa do evento pela primeira vez, tem sido uma experiência enorme. “É um privilégio ajudar uma pessoa a ter uma semente em casa, e levar a elas o que estudamos”, ressalta.

José ainda fala sobre os cuidados que as pessoas devem ter para o desenvolvimento da planta. “No início a primeira coisa que devemos fazer é plantar logo e se possível coloca-la juntamente com outras plantas da mesma família ou espécie para que ela possa se desenvolver no mesmo patamar”, explica.

Os estudantes Danilo Menezes Matos e Heloá Moura Araújo, do 4º e 10º períodos, respectivamente, destacaram a importância do tema que retrata o trabalho do agrônomo para as pessoas, podendo assim a profissão ser reconhecida e valorizada, assim como o incentivo da criação de uma planta nos dias de hoje.

Dentre os passantes do local, era observado o interesse de pegar uma muda do interesse para levar para casa, como fez a cidadã Rosângela. “Acho maravilhosa a iniciativa do grupo e vim prestigiar, pois eles estão colaborando com o meio ambiente para preservar a sustentabilidade”, declara.

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Foram apreendidas 500 carteiras de cigarros que seriam comercializadas 
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Mais de 20 projetos e infraestrutura e mobilidade em várias regiões
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Crime aconteceu no início do mês de abril. Investigado foi detido e confessou os crimes
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)
Cinco unidades de atendimento da estatal estão habilitadas para dar entrada no benefício

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado