Diocese de São Cristóvão celebrará Santa Dulce dos Pobres | F5 News - Sergipe Atualizado

Diocese de São Cristóvão celebrará Santa Dulce dos Pobres
1ª edição da festa acontece com missas online e presenciais, através de senha
Cotidiano 10/08/2020 14h10


Uma semana inteira dedicada à Santa Dulce dos Pobres. A cidade de São Cristóvão louvará a primeira santa brasileira com missas e programação online, durante a 1ª edição da Festa em Honra à Santa Dulce dos Pobres. Os interessados deverão retirar senhas para participar presencialmente dos eventos, seguindo todos os protocolos de segurança devido à pandemia do novo coronavírus. A missa solene vai acontecer no dia da Santa, em 13 de agosto às 19h, na Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo, e será presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José da Costa.

Irmã Dulce foi canonizada pela Igreja Católica em 2019, tornando-a a primeira santa nascida no Brasil. As transmissões online e presenciais da festa terão início nesta segunda-feira (10). Entre 10 a 12 de agosto, serão realizadas missas diárias, sempre às 19h e, os terços, às 15h, presenciais e com transmissão online pelas redes sociais. Programação completa abaixo.

O público que não tiver a oportunidade de assistir o roteiro das missas pessoalmente poderá acompanhar tudo, no conforto do lar, através das contas de Instagram e Facebook: @pnsvitoria ou ainda pelo Youtube no endereço: pnsvitoria (Paróquia Nossa Senhora da Vitória – São Cristóvão/Sergipe).

Irmã Dulce e São Cristóvão

O sino de ferro, datado de 1831, permanece em uma das torres do Convento do Carmo da cidade de São Cristóvão em Sergipe. Foi nesse sino, que hoje toca duas vezes por semana, que Dulce cumpriu suas primeiras obrigações religiosas como noviça. Era sua obrigação diária badalar o sino para anunciar a chegada do novo dia.

Ela ingressou, em oito de fevereiro de 1932, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus junto com outras nove religiosas. Passados os anos, todas as áreas internas que ela dividia com as nove noviças permanecem quase inalteradas. O claustro - o quarto onde vivia, atualmente foi desativado pelos freis carmelitas enclausurados, que ainda vivem no local em votos de silêncio.

O espaço - um vão com chão de madeira com 50 metros de comprimento e quatro de largura - não tinha paredes. As camas das freiras eram separadas apenas por cortinas. O corredor tem ainda cinco janelas voltadas para o pátio e sete que ficam ao lado da Igreja do Carmo. Ao final do quarto, ficava o sino tocado por Dulce. Hoje, o local guarda algumas imagens religiosas a exemplo do Sagrado Coração de Jesus.

O antigo claustro das freiras fica na ala oposta aos quartos dos freis - por conta disso o acesso ao espaço é totalmente restrito. O Convento e Igreja do Carmo foram construídos pelos freis carmelitas e fundados em 1699. Foi justamente na Igreja do Nosso Senhor do Passos da Ordem Terceira do Carmo, sob o olhar atento de uma imagem de Santo Antônio, datada do século XVII, que a jovem Maria Rita Lopes Pontes tornou-se freira e passou a se chamar Dulce em homenagem à sua mãe que morreu quando ela ainda tinha sete anos.

Do período que viveu no convento - cerca de um ano quando professou os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, Dulce aguardava ansiosa pelos dias de domingo. Eram nesses momentos que ela e as outras noviças ficavam à beira do quintal carregado de frutas fazendo orações na gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, cravada na pedra ao fundo do convento.

Atualmente, o espaço só tem uma relíquia de primeiro grau e um memorial. A Arquidiocese de Sergipe, as Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid) e a Prefeitura de São Cristóvão estão em fase de implementação do roteiro turístico religioso para criação de uma rota turística na cidade indicando os pontos onde Dulce passou, mostrando as áreas do convento.

Confira a programação

Tríduo à Santa Dulce dos Pobres (10 a 12 de agosto de 2020).

Local: Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo.

10/08/20

15h: Terço da Divina Misericórdia

19h: Missa

 

11/08/20

15h: Terço da Divina Misericórdia

17h: Missa

 

12/08/20

15h: Terço da Divina Misericórdia

19h: Missa

 

Programação Festiva

13/08/20

Local: Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo

6h30: Missa Solene Presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José da Costa

15h: Missa em honra a Santa Dulce dos Pobres

19h: Missa em honra a Santa Dulce dos Pobres

 

Para mais informações, entre em contato +55 79 3261-1325 | +55 79 3261-1322 | +55 79 98122-0883. Durante esta semana, o Complexo estará aberto para visitação de segunda a quinta-feira, das 8h às 20h.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado