Dois golfinhos mortos são encontrados em praias do litoral sul de Sergipe
Carcaças da espécie botos-cinza foram localizadas nas praias do Abaís e da Caueira Cotidiano | Por F5 News 30/11/2024 11h07
Na manhã deste sábado (30), dois de golfinhos mortos da espécie Sotalia guianensis, conhecidos como botos-cinza, foram localizadas no litoral sul de Sergipe. Os registros ocorreram na Praia do Abaís e na Praia da Caueira, nos municipios de Estância e Itaporanga, durante o monitoramento diário realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias no trecho Sergipe, parte da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL).
As equipes de resgate encaminharam os animais para exames de necropsia, que são cruciais para determinar as causas das mortes.
Os botos-cinza habitam águas costeiras e estuarinas da América do Sul e Central. Encalhes de golfinhos podem ocorrer devido a fatores naturais, como doenças infecciosas causadas por parasitas, bactérias e vírus, ou por razões antropogênicas, como poluição, perda de habitat, colisões com embarcações e capturas acidentais em redes de pesca.
Monitoramento e Prevenção
A Fundação Mamíferos Aquáticos informou que segue monitorando as praias de Sergipe, enquanto especialistas em vida marinha investigam os incidentes. A instituição reforça a importância da colaboração da comunidade para a preservação do ecossistema marinho. Casos de encalhes devem ser reportados imediatamente para garantir respostas rápidas e eficazes.
Como Acionar o Resgate
Para comunicar o encalhe de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, a Fundação Mamíferos Aquáticos disponibiliza o telefone 0800 079 3434. A participação da sociedade é essencial para proteger a biodiversidade marinha e garantir a saúde do ambiente costeiro.