Encontro anual de bebês cangurus acontece na MNSL | F5 News - Sergipe Atualizado

Encontro anual de bebês cangurus acontece na MNSL
Cotidiano 16/12/2011 15h52


Por Eliene Andrade

Está ocorrendo na tarde desta sexta-feira (16) a 8ª edição do Encontro Anual dos Bebês Cangurus na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O evento reúne as famílias assistidas pelo método desde a sua implantação em Sergipe no ano 2004, ainda na antiga Maternidade Hildete Falcão Batista (MHFB). Cerca de 300 recém-nascidos são atendidos por mês na maternidade.

José Samuel dos Santos, agora com 2 anos de idade, estava radiante e gozando de ótima saúde. Ele nasceu com 1.600 quilos, foi assistido pelo método durante 1 mês e o resultado foi positivo. “Meu filho não estaria vivo se não fosse esse método. Ele não ganhava peso, só perdia. Então a maternidade me proporcionou essa oportunidade e foi o que salvou meu filho”, declarou a mãe da criança Maria Patrícia dos Santos.

Com quase 10 kg, Gustavo Antônio da Silva, que também nasceu com menos de 2 kg, passou 65 dias na Unidade de Tratamento Intensiva Neonatal (UTIN). Ele também recebeu o tratamento e comemora seus dois aninhos no próximo mês. “Fico grata à maternidade por me ajudar a salvar meu filho. Não tínhamos esperança, mas ao longo dos dias ele foi melhorando graças ao método”, disse a dona de casa Márcia Maria.

Para o médico Alex Santana, a proposta desse encontro é mostrar à sociedade que os bebês prematuros têm grandes chances de recuperação quando todos os protocolos técnicos são seguidos e associados ao acolhimento humano.

“Por se tratar de uma maternidade de alto risco, acompanhamos a chegada de recém-nascidos com pouco mais de 300 gramas. Assim que saem do Centro Cirúrgico eles passam por um período de internação na UTIN para receber cuidados de alta complexidade. Com o ganho de peso, são encaminhados para a Ala Verde onde mantém o contato pele a pele com as mães. Apesar da fragilidade, esses pequenos pacientes respondem muito bem às etapas. No final, a alta hospitalar é comemorada por todos com muita alegria”, explica.

Atividades

O “8º Encontro Anual dos Bebês Cangurus” está sendo regado a muita diversão para a criançada. Na área externa da MNSL brinquedos, como pula-pula e piscina de bolas fazem a diversão dos convidados mirins. Para completar a festa, haverá distribuição de lanche e sorteio de brindes.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado